Líder indígena Davi Kopenawa Yanomami participa de evento na UFSM

“Brasil: Terra Indígena – 522 anos de resistência“ integra a programação da 37ª Jornada Acadêmica Integrada

A Universidade Federal de Santa Maria promove, de 07 a 09 de novembro, a primeira edição do evento “Brasil: Terra Indígena – 522 anos de resistência“. A programação contará com Davi Kopenawa Yanomami, autor, roteirista, produtor cultural, xamã e líder político do povo Yanomami.

O evento integra a programação da 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM. As inscrições, para recebimento de certificado, podem ser realizadas através do formulário.

Sobre o conferencista

Davi Kopenawa é presidente da Hutukara Associação Yanomami, onde atua como ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica. Ele é considerado uma das lideranças intelectuais, políticas e espirituais no panorama contemporâneo de defesa dos povos originários, do meio ambiente, da diversidade cultural e dos direitos humanos, com reconhecimento nacional e internacional.

Davi recebeu vários prêmios internacionais, como o ONU Global 500, em 1988, a Ordem de Rio Branco pelo governo brasileiro, em 1999 e o Prêmio Itaú Cultural, em 2017. Em dezembro de 2020, foi eleito membro colaborador da Academia Brasileira de Ciências. Em setembro de 2022, foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Roraima.

Em coautoria com o antropólogo francês Bruce Albert, escreveu a obra “A queda do céu – palavras de um xamã yanomami” em 2010.

Confira a programação:

07/11 (segunda-feira) – 19 horas – Exibição do documentário “Maraca”
Local: Saguão do Restaurante Universitário

08/11 (terça-feira) – 14 horas – Recepção a Davi Kopenawa Yanomami e às Lideranças Indígenas Locais
Local: Casa de Estudantes Indígenas da UFSM

08/11 (terça-feira) – 19 horas – Conferência “Brasil, Terra Indígena: 522 anos de resistência”, por Davi Kopenawa Yanomami
Evento Satélite da 37º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM
Mediação do antropólogo Pablo Albernaz (UFRR)
Presença de lideranças indígenas locais
Local: Centro de Convenções da UFSM

09/11 (quarta-feira) – 14 horas – Roda de Conversa: Saberes Afro-Indígenas
5º Fórum de Direitos Humanos da UFSM
Presença de lideranças indígenas e negras, estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos
Local: Espaço Multiúso da UFSM

09/11 (quarta-feira) – 19 horas – Mesa-redonda: “Ações Afirmativas e Descolonização dos Saberes”
15º Salão de Extensão da UFSM
Prof. Dr. Edson Damas da Silveira (UERR)
Prof. Dr. Pablo de Castro Albernaz (UFRR)
Profa. Dra. Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad (UFSM)
Profa. Dr. Anderson Luiz Machado dos Santos (UFSM)
Mediação: Profa. Dra. Laura Senna Ferreira (UFSM) e Profa. Dra. Mariana Selister Gomes (UFSM)
Local: Auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – Prédio 74-C

A organização do evento é do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, do Departamento de Ciências Sociais, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSM), da Liga Yandê/UFSM e do Coletivo Indígena da UFSM.

O evento é apoiado pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH/PRE/UFSM), pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Indígena da UFSM, pela Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, pelo Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM e pelas Pró-Reitorias de Extensão (PRE), de Graduação (PROGRAD) e de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM.

Outras informações sobre o evento podem ser solicitadas ao email yande@ufsm.br.

Com informações da PROGRAD