Projeto de arroz sem defensivos apresenta alternativa sustentável com degustação para a comunidade

Ao todo, serão servidos 1.300 almoços em três pontos de Santa Maria de quinta-feira (24) até este sábado (26)

Os pratos foram preparados pela equipe gastronômica do Irga

Na quinta-feira (24), a tradicional Polifeira do Agricultor da UFSM abriu espaço para receber o projeto Arroz sem Defensivos Agrícolas, que promoveu degustações de arroz com galinha para a comunidade. O objetivo foi divulgar a produção com manejo biológico, que visa a sustentabilidade das áreas agrícolas, e apresentar uma alternativa saudável ao consumidor. A iniciativa foi realizada pelo Grupo em Arroz Irrigado (Gpai) e preparada pela equipe gastronômica do Instituto Riograndense do Arroz (Irga).

Para a agrônoma do Irga, Débora Mostardeiro Pontelli, a ideia do evento é divulgar o projeto e apresentar para a população um produto local e sustentável. “Esse primeiro momento é para mostrar que existe esse arroz de manejo biológico e conscientizar o consumidor, que vai adquirir um produto que leva saúde para o prato”, afirma. Débora também observa que há uma busca maior de alternativas saudáveis por parte dos consumidores. Pensando nisso, e com o aumento de produtores no projeto, a ideia é seguir com esse tipo de iniciativa.

Desde a última safra, os agricultores envolvidos no projeto são desafiados a um novo tipo de pensamento e forma de produção. O professor Gustavo Pinto, do Gpai, conta que os produtores recebem assistência técnica e, até o momento, tiveram como resultado a redução de 15% no custo de produção e um aumento de 20% na receita. Além disso, não há manipulação de químicos, ou seja, a produção não tem risco de contaminação por agrotóxicos.

Na ação, também aconteceu a comercialização do arroz sem defensivos

Mesmo sendo um grande desafio, a motivação para um cenário mais sustentável se sobressaiu e hoje o projeto alcança resultados importantes. Com o aumento da produção, o arroz sem defensivos está sendo incluído no varejo, como alternativa saudável para o consumidor. Durante a degustação, produtores como Moisés Augusto Prochnow comercializam seus produtos. Ele avalia de forma positiva a experiência e a proposta do evento: “Quanto mais divulgar, mais consumidores vão aderir e automaticamente nós vamos ter que produzir mais. É um ciclo”.

Além do Gpai e do Irga, a realização da atividade também foi apoiada pela Cresol, Cooperativa de Produção e Desenvolvimento Rural dos Agricultores Familiares de Santa Maria (Coopercedro), Zanini Hortigranjeiros, Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico (Cespol), Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), Grupo Meta e prefeituras de Dona Francisca e Faxinal do Soturno. O gerente de agroindústria na Camnpal, Laércio Dal Ross, explica que a cooperativa apoia o projeto a partir do seu departamento técnico e agora trabalha na comercialização do produto. A produção de arroz sem defensivos será uma linha especial da Bella Dica, marca de produtos já presente no mercado.

Filas se formaram na Polifeira para a degustação do arroz com galinha

Na ocasião, filas se formaram para saborear o arroz com galinha mas também para conhecer a inovação desenvolvida no Projeto Arroz sem Defensivos Agrícolas. Para o professor Gustavo Pinto, o maior desafio é a popularização de uma proposta ainda não disponível nos mercados. “Hoje, a população não tem mais certeza sobre o que é saudável e o que não é. Mas aqui, ela tem a garantia que está consumindo um arroz sem nenhum tipo de químico e com qualidade”, destaca.

Observando-se as percepções do público durante a degustação, foi possível perceber que a iniciativa do evento já colhe seus primeiros frutos. Para a professora da UFSM Rita Inês Pauli, a ação é importante, principalmente para quem busca uma alimentação saudável e de agricultura familiar, assim como ela. “A gente sabe que é um arroz produzido de forma saudável e que contribui para o meio ambiente, uma vez que não leva agrotóxicos que poluem a água, o ar e o solo”, conta. Paulo Henrique Félix passava pela Polifeira com a esposa quando o evento chamou sua atenção. “Isso é muito importante. Muitas marcas só visam o lucro e não pensam na comida natural, sem defensivos”, afirma.

A comunidade também pode participar da degustação em outras duas ações realizadas pelo projeto: nesta sexta-feira (25), às 17h30min, no Supermercado Bella Vista, e no sábado (26), às 10h30min, no Supermercado Royal.

Texto e fotos: Thais Immig, acadêmica de Jornalismo e voluntária da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali