Grupo da UFSM realiza intervenção artística na antiga Reitoria na quarta (30)

Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança apresentará "Movente" às 18h30

O Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), do curso de Dança-Licenciatura da UFSM, continua com o ciclo de intervenções artísticas “Ser-Povo-Movente” em locais de referência patrimonial da cidade de Santa Maria, dentro do Distrito Criativo Centro-Gare.

Após a estreia, com a intervenção “Ser” no coreto da Praça Saldanha Marinho, o LICCDA apresenta na próxima quarta-feira (30), às 18h30, no saguão da antiga Reitoria da UFSM, a intervenção “Movente”.

Com direção do professor Odailso Berté, “Movente” aborda a criação da UFSM. O contexto da ditadura militar aparece como referência do momento histórico em que a UFSM dava seus passos iniciais enquanto primeira universidade pública do interior do país. Os sonhos da juventude e os ideais do movimento estudantil são tomados como motores de esperança frente às recentes críticas e ataques que a universidade tem sofrido.

A música vencedora da 29ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria (2022), “A Lenda das Visões”, de Cleber Brenner, que aborda de maneira poética a história da UFSM, também foi uma das referências para a composição coreográfica e compõe a trilha sonora da intervenção “Movente”.

O ciclo de intervenções “Ser-Povo-Movente” é uma ação do projeto de pesquisa Arte e Patrimônio Cultural e do projeto de extensão Dança e Patrimônio Cultural. A realização conta com a Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, o Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria da Cultura.