Oportunidade para alunos da UFSM com BSE para realizar Teste de Proficiência Duolingo

O teste é uma nova opção no mercado de certificação em língua inglesa

A plataforma de aprendizado de línguas Duolingo, fundada em 2011 nos EUA, agora oferece uma nova modalidade de certificação em língua inglesa: o teste de proficiência, Duolingo English Test (DET). Semelhante aos testes TOEFL e IELTS, o teste do Duolingo comprova a proficiência na língua e pode ser utilizado em processos seletivos internacionais.

As principais vantagens do novo teste são o seu custo reduzido, a rapidez na expedição do resultado e o menor tempo de duração da prova, em comparação com outros testes tradicionais. Além disso, o candidato não tem custos relacionados à ida até o local de prova, podendo realizá-lo em sua própria casa. A taxa de inscrição é de US$49 (cerca de R$250). Uma novidade importante para os estudantes da UFSM é que aqueles contemplados pelo Benefício Socioeconômico têm a possibilidade de solicitar isenção na realização do teste. O Duolingo disponibiliza aos candidatos um guia com todas as informações sobre o funcionamento do teste, que pode ser acessado aqui.

O resultado é aceito hoje em mais de duas mil instituições, localizadas principalmente nos Estados Unidos e Canadá. Dentre as instituições conveniadas à UFSM que aceitam o teste estão: Kansas State University (EUA), The University of Texas at Dallas (EUA), University of Florida (EUA), Texas Tech University (EUA), University of Nebraska (EUA), North Carolina State University (EUA), University of British Columbia (CA) e McGill University (CA). No entanto, deve-se levar em conta que este é um produto novo no mercado e a sua aceitação ainda é relativamente pequena se comparado com outros testes já estabelecidos. Por isso, alunos que necessitam comprovar proficiência para fins de aplicação em universidades no exterior devem antes consultar se o resultado do teste é aceito para tal fim.

Para solicitar a isenção, o aluno com BSE deve entrar em contato através dos e-mails sai.traducoes@ufsm.br e traducoes@ufsm.br e enviar a sua Declaração BSE (disponível no portal do aluno), solicitando a emissão do voucher para realização do teste. O voucher possui validade de 21 dias para que seja realizado o teste e pode ser solicitado uma única vez por aluno.