Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sistema silvipastoril auxilia pastagens e animais no período de estiagem

Curso de Engenharia Florestal da UFSM realiza trabalho em parceria com Emater e Embrapa



foto colorida horizontal mostra um gramado com animais pastando e ao fundo árvores altas em um terreno levemente ondulado
Sistema de integração lavoura-pecuária-floresta desenvolvido em Agudo reduz as áreas de calor

A UFSM, por meio do curso de Engenharia Florestal, em parceria com a Embrapa e a Emater, vem desenvolvendo um trabalho voltado à utilização do sistema silvipastoril, que propicia a integração lavoura-pecuária-floresta. O sistema vem dando ótimos resultados, especialmente em um período de estiagem, porque permite a criação de um microclima na parte do sub-bosque que reduz em média oito graus a temperatura, trazendo bem-estar para os animais e alívio para a pastagem. Além disso, é um sistema com enorme potencial de sequestro de carbono devido à presença de árvores. 

O professor do curso de Engenharia Florestal da UFSM, Jorge Farias, constata que “o que estamos observando é a perfeita harmonia de crescimento de árvores e de pastos, com ganhos para ambos. Crescimento muito acima da média das árvores, crescimento de qualidade da pastagem e agora, neste ano em que estamos passando pelo terceiro ano de estiagem no Rio Grande do Sul, o produtor tem relatado que onde o pasto está menos degradado, menos sofrido, é no sistema silvipastoril”.

Para Farias, vários conceitos estão sendo revistos com a adoção deste sistema. O que se está vendo, na prática, é que a floresta maximiza o uso do solo sem prejuízo da pastagem, que o sistema garante um melhor fluxo de renda, que é possível a manutenção da pecuária mesmo durante a estiagem e que as florestas representam carbono. 

“O trabalho tem tido um resultado fantástico, especialmente em relação ao pasto, isto é, o consórcio proposto entre floresta e pastagem não prejudica em nada a produção de pasto, ou seja, a floresta passa a ser um plus no fluxo de caixa da propriedade. Além disso, nesse período de estiagem, se confirmou que o consórcio traz benefícios à pastagem e aos animais. Seguimos analisando os aspectos financeiros do sistema, as formas de maximizar esse consórcio e, especialmente, como o sistema silvipastoril pode contribuir para mitigar as mudanças climáticas e até criar uma nova fonte de renda para esses proprietários, via pagamento por serviços ambientais”, destaca o professor, para quem, com este trabalho, a UFSM assume um importante protagonismo nessa área e se destaca em nível nacional.
 
Farias, que integra o Comitê Gestor do Plano ABC+ no estado desde maio de 2022, relata que o projeto mescla a extensão e a pesquisa, com áreas de observação em Cacequi, São Francisco de Assis, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Santa Maria e em Agudo. Alunos de graduação e de pós-graduação da Engenharia Florestal realizam pesquisas sobre o tema.
 
Recentemente, a coordenação do Comitê Gestor Estadual do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC+), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), que tem como objetivo promover a adaptação à mudança do clima e o controle das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na agropecuária brasileira, com aumento da eficiência e resiliência dos sistemas produtivos, visitou produtores de municípios da região central do estado que utilizam o sistema silvipastoril. O objetivo da visita, que também contou com representantes da UFSM e da Emater, foi avaliar e discutir com os produtores rurais o desempenho deste sistema neste período de seca. A regional de Santa Maria da Emater atende hoje 40 propriedades com o sistema silvipastoril.
 
Com informações da Assessoria de Comunicação da Seapi
Fotos: Fernando Dias/Seapi
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61203

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes