Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

De aplicativo para celular à newsletter semanal: conheça os diferentes serviços fornecidos pela UFSM

Com o início de mais um semestre e a chegada de novos alunos, é necessário ficar atento a informações importantes para o cotidiano na universidade



A UFSM oferece uma série de serviços que facilitam o andamento do curso e ajudam os discentes a se manterem bem informados. Nesta matéria, há um compilado de informações sobre os portais institucionais, Restaurante Universitário, transporte, além de dicas de organização para este novo ano letivo. 

E-mail institucional

Ao ter a matrícula confirmada, os alunos da UFSM têm acesso a um e-mail institucional, caracterizado pelo @acad.ufsm.br. É recomendada a criação do e-mail para armazenamento dos materiais e arquivos utilizados durante o curso. Para solicitá-lo, basta acessar o link e responder ao que for pedido. O sistema já fornecerá as opções de endereço online possíveis, além de orientar nos demais processos de criação. 

Vale ressaltar que os recados e informações vinculadas a matrícula não são transferidas diretamente para o e-mail acadêmico depois que ele for criado. Para que isso aconteça, é preciso acessar o Portal Estudantil e, em seguida, a aba ‘dados cadastrais’. Lá será possível alterar o e-mail de correspondência para o endereço que o aluno acabou de criar. Desse modo, todas as informações ficam centralizadas no e-mail institucional. 

UFSM Digital e Portal Estudantil

O aplicativo UFSM Digital mantém seus usuários informados sobre a rotina na UFSM e auxilia servidores e estudantes da instituição. Com esse aplicativo é possível acessar facilmente os sistemas do Restaurante Universitário, da Biblioteca, do Portal Estudantil e verificar os horários de ônibus que atendem a demanda da universidade. Confira alguns serviços disponíveis no app:

E-carteirinha;
Notas e faltas;
Quadro de horários.

Empréstimos

UFSM > Bairro;
Bairro > UFSM.

Cardápio;
Agendamento;
Cancelamentos;
Disponibilização;
E-Carteira;
Extrato.

Portal Estudantil também auxilia os estudantes da Instituição durante a graduação. Por meio dele é possível acessar histórico escolar, desempenho acadêmico, comprovante de matrícula, quadro de notas, ficha cadastral, solicitação do Benefício Socioeconômico, além de outras funcionalidades. Confira aqui o mini tutorial sobre o portal organizado pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), que mostra algumas ferramentas, como o acesso ao quadro de horários e a matriz curricular.

Siglas e contatos importantes

É comum, no dia a dia, ouvir diversas abreviações referentes a lugares e também a serviços prestados pela Universidade. Abaixo, estão listadas as principais siglas usadas pela comunidade acadêmica e pelos servidores da UFSM:

Pró-Reitoria de Graduação
(55) 3220-8338

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
(55) 3220-8311

Pró-Reitoria de Extensão
(55) 3220 8219

Hospital Veterinário Universitário
(55) 3220-8167

Hospital Universitário de Santa Maria
(55) 3213-1400

Casa do Estudante Universitário
(55) 3220-9200

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(55) 3301-2242

Centro de Ciências da Saúde
(55) 3220-8503

Centro de Ciências Rurais
(55) 3220-8351

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
(55) 3220 8213

Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo
(55) 3220-8887

Pró-Reitoria de Administração
(55) 3220-8666

Restaurante Universitário
(55) 3220-8405

Biblioteca Central
(55) 3220–9293
(55) 3220-8330 
(55) 3220-9286

Colégio Técnico Industrial de Santa Maria
(55) 3220-9540

Centro de Ciências Naturais e Exatas
(55) 3220-8337

Centro de Ciências Sociais e Humanas
(55) 3220-8000

Pró-Reitoria de Infraestrutura
(55)3220-8650  (55)3220-8959

Pró-Reitoria de Planejamento
(55) 3220 8292

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas
(55) 3220 8102

Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria

Diretório Central dos Estudantes

Centro de Tecnologia
(55) 3220-8000

Centro de Artes e Letras
(55) 3220-8262

Centro de Educação Física e Desporto
(55) 3220-8395

Serviços de Emergência Universitário

O campus de Santa Maria conta com o Serviço de Emergência Universitária (SEU) que oferece atendimentos de urgência para a comunidade universitária – alunos, docentes, servidores técnico-administrativos e usuários do campus. O SEU funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h, junto ao Pronto Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e pode ser acionado de qualquer telefone da UFSM pelo ramal 1000 ou pelo celular (55) 9 9197-4769.

O serviço deve ser chamado em casos de: dor no peito de aparecimento repentino; acidentes de trânsito com vítimas; trabalho de parto; sangramentos graves e hemorragias; falta de ar; situações de intoxicação e envenenamento; queda acidental, atropelamentos; queimaduras graves; traumas: fraturas, tórax, crânio e abdome; perda de consciência e convulsões.

Bibliotecas da Universidade

A UFSM conta com 13 bibliotecas. Elas estão listadas abaixo, junto ao e-mail para contato, telefone e horário de atendimento:

atendimento.sib@ufsm.br
(55) 3220-8651
Seg. – sex.
8h às 17h

 

bibliotecacal@ufsm.br

Seg. – Sex
8h às 12h
13h às 17h

 

biblioteca.ccne@ufsm.br

(55) 3220-8734

Seg. – Sex
08h às 17h

 

 

bsccr@ufsm.br

(55) 3220-8894
Seg. – Sex.
8h às 12h
13h às 17h

 

biblioteca.ccsh@ufsm.br
atendimento.biblioccsh@ufsm.br

(55) 3220-9293
(55) 3220-8330

Seg. – sex.
8h às 20h

 

 

bsce@ufsm.br
(55) 3220-8889
Seg. – Sex.
7h30 às 20h

bibliocefd@ufsm.br

(55) 3220–8406

Seg. – Sex
9h às 12h
13h30 às 17h

 

 

bibliotecasetorial.ct@ufsm.br

(55) 3220–8408

Seg. – Sex.
8h às 12h
13h às 17h

 

 

biblioteca@ctism.ufsm.br

(55) 3220-8485

Seg. – Sex
8h às 12h
13h às 17h

 

 

bibliocs@ufsm.br

Seg. – Sex.
08h às 21h

 

 

bibliofw@gmail.com

(55) 3744–0604

Seg. sex.
7h30 às 12H;
13h às 16h45
18h às 21h30

 

bibliotecapm@ufsm.br

(55) 3742-8804

Seg. sex
09h às 22h

 

 

O uso da Biblioteca Central é aberto à comunidade. Para empréstimo domiciliar de materiais é necessário ter vínculo com a UFSM. Os serviços oferecidos são: Consulta local e empréstimo domiciliar; Renovação e reserva online de materiais bibliográficos; Reserva da Sala de Multimídia; Orientação aos usuários em pesquisas no Catálogo Online; Consulta ao acervo, com livre acesso às estantes; Acesso à Internet; Acesso ao Portal de Periódicos CAPES; Treinamentos em bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES; Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos; Comutação Bibliográfica (COMUT);  Biblioteca Digital de Teses e Dissertações; e Rede Wireless.

Em relação ao empréstimo, é possível retirar 15 materiais bibliográficos por usuário (cinco exemplares para cada tipo de material, por Biblioteca). O empréstimo tem duração de sete dias para todos os usuários. As obras de referência (dicionários, enciclopédias, entre outras) só podem ser consultadas no local, exceto nos dias de provas de suficiência em línguas. O regulamento completo está disponível na página da Biblioteca Central.

As bibliotecas setoriais podem ter regramentos específicos envolvendo o empréstimo de obras, devoluções e demais serviços, por isso é importante consultar as especificidades de cada uma. Essas informações estão disponíveis no site da universidade.

Sala de Desenho Acessível

Inaugurada em 2021, a sala se localiza no térreo da BC, no campus sede da UFSM. Com o objetivo de oportunizar um espaço de aprendizado interdisciplinar e inclusivo, conta com mesas e espaços de trabalho acessíveis, com mobília adaptada, além de computadores com leitores de tela, audiolivros e lupas eletrônicas para ampliação de páginas impressas na tela. Outro destaque é o acervo braille, que contempla mais de 200 obras de diversos gêneros. 

A sala está disponível para uso da comunidade e os horários de funcionamento acompanham os de atendimento da BC. Há também a possibilidade de reservar o espaço para eventos que envolvam conscientização social sobre temas relacionados à inclusão. A reserva deve ser feita pelo e-mail: atendimento.sib@ufsm.br.  Acompanhe no vídeo  um tour pela sala

Restaurante Universitário

Conhecidos pela sigla RU, os Restaurantes Universitários da UFSM oferecem refeições com um preço mais baixo para os estudantes. Atualmente, o valor do café da manhã é R$ 1,50 e o valor do almoço e jantar é R$ 2,50. Para alunos com Benefício Socioeconômico ativo, as refeições são gratuitas. Vale destacar que, para acessar os restaurantes, é preciso fazer o agendamento prévio da refeição, via Portal Estudantil ou pelo aplicativo UFSM Digital. No aplicativo da UFSM, também é possível encontrar o cardápio da semana.

É importante ficar atento também à diferença entre os dois restaurantes do campus sede: o RU II fornece apenas almoço. Abaixo, segue a relação dos horários de funcionamento:

REFEIÇÃO

CAMPUS I

CAMPUS II

Desjejum

06h50 às 08h40

x

Almoço 

10h45 às 13h45

10h45 às 13h45

Jantar

17h45 às 19h45

x

Transporte 

Para utilizar o transporte público da cidade e poder chegar facilmente até o campus, é importante fazer a carteirinha de transporte estudantil. Com ela, os estudantes têm desconto e pagam 50% do valor da passagem. Para fazê-la, o aluno deve comparecer pessoalmente em uma das agências da ATU, após fazer um pré-cadastro online no site e levar consigo os seguintes documentos:

  • Pré-cadastro impresso; 
  • Cópia do comprovante de matrícula; 
  • Cópia do CPF; 
  • Cópia da identidade ou certidão de nascimento; 
  • Cópia do comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone). Caso o comprovante não esteja no nome do estudante, de seus pais ou responsáveis, deverá ser anexada uma cópia da identidade e declaração do proprietário ou locatário do imóvel com documento comprobatório (contrato de locação ou matrícula do registro do imóvel); 
  • Cópia do documento de identidade do pai, mãe ou responsável (em caso de menor de 16 anos).

Carteira de estudante e meia entrada

Com a matrícula efetivada, os estudantes têm direito a uma série de benefícios. Um deles é a meia entrada em eventos e espaços culturais, como museus, cinemas, shows, dentre outros. Para garantir esse benefício, é importante fazer a carteirinha da UNE (União Nacional dos Estudantes), válida em todo o território nacional. Para fazê-la, basta acessar o site oficial, preencher com seus dados pessoais e enviar a documentação que for solicitada. Vale lembrar que a carteirinha deve ser renovada anualmente, com reenvio da documentação. 

Newsletter da UFSM

Para se manter informado sobre o que acontece na Universidade há a newsletter da UFSM. Produzida pela Agência de Notícias, ela reúne os conteúdos publicados nos veículos institucionais de comunicação: Agência de Notícias, TV Campus, Revista Arco e Rádios Universitárias. Além disso, também é possível encontrar datas de eventos e lembretes sobre editais, cursos e capacitações. Para recebê-la, basta se inscrever aqui.

Representação estudantil – DCE, DA e Atléticas

DCE é a sigla de Diretório Central dos e das Estudantes e se caracteriza como a máxima representação estudantil na graduação. Anualmente, ocorrem votações em todos os campi da UFSM para a eleição do diretório, que é formado por estudantes de diversos cursos que concorrem em chapas. A atual gestão foi eleita em 2022. 

Além do DCE, os cursos se organizam em diretórios menores, para a resolução de problemas e organização estudantil em menor área de abrangência. Os Diretórios Acadêmicos se caracterizam pela sigla DA e são responsáveis por trabalhar e dialogar com seus respectivos cursos de representação, além de atuar junto ao DCE em mobilizações e causas estudantis.  Alguns DAs representam cursos em específico, outros representam uma união de cursos.  

As Atléticas, por sua vez, representam a organização estudantil voltada para a realização de eventos e encontros que envolvam os estudantes de seus cursos. Em geral, as atléticas contemplam a realização de eventos esportivos e de lazer, capazes de integrar os alunos do curso, da instituição ou atuar na participação de eventos maiores, entre outras instituições. 

Ferramentas de organização

Além das dicas citadas anteriormente, durante o percurso na graduação o aluno irá encontrar diferentes modos de se organizar, irá se adaptar e entender o que melhor funciona para si. Algumas plataformas de organização são mais comuns e conhecidas, outras demandam maior tempo para personalização e adaptação. Abaixo, estão listadas algumas ferramentas que podem ser úteis.

Google Agenda:

O Google Agenda é um dos aplicativos vinculados à conta Google e pode ser acessado tanto por meio do e-mail no navegador web ou por aplicativo no celular. Com uma agenda que permite uma visão semanal, mensal e anual, é possível anotar o dia das aulas, entrega de trabalhos, provas, seminários e é possível ativar a função de notificação do usuário antes da atividade acontecer. Durante o semestre, alguns professores enviam os links das aulas, palestras e seminários via convite na agenda, uma vez que esse convite é aceito, é possível entrar nas chamadas sem que alguém precise aceitar a solicitação para ingressar na sala online.

Google Keep:

Também vinculado à conta Google, o Google Keep é uma ferramenta em que é possível  criar “post-its virtuais”, para manter anotações, listas e checklists. A plataforma oferece ferramentas com diferentes opções, como alterar a cor dos cartões, adicionar um lembrete (para ser avisado antes da tarefa acontecer), adicionar um colaborador, inserir imagens, desenhos, arquivar, fixar na tela, dentre outros. 

Notion:

O Notion é uma plataforma de organização que pode ser usada para organizar vida pessoal, faculdade, trabalho, etc. Para utilizá-lo, é possível fazer o download para o desktop, mas também há uma versão para Ios e Android.  Além disso, também pode ser utilizado diretamente pelo navegador, sem necessidade de download. A plataforma permite que sejam criados “espaços de trabalho”, além de contar com outros recursos de personalização próprios. 

Trello:

Com o Trello é possível criar quadros e adicionar listas e cards, de forma a tomar nota de algo, adicionar prazos, adicionar checklists entre outras funções. Também possibilita a criação de “times”, onde o usuário pode compartilhar um quadro com outras pessoas e manter em um único ambiente toda a organização do grupo.

One Note:

O OneNote pode ser utilizado para a criação de cadernos online, separando os blocos, as seções e as páginas. Os blocos seriam a finalidade do “caderno”, por exemplo: Primeiro Semestre. As seções seriam como as disciplinas e, por fim, as páginas são os diferentes assuntos daquela disciplina. Apesar dessas especificações citadas anteriormente, o usuário pode optar por organizá-lo do modo que preferir e melhor se adaptar.

Texto: Gabriela Leandro, Gustavo Nuh e Milene Eichelberger, estudantes de jornalismo
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61619

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes