Campus de Palmeira das Missões recebeu o seu 1º Seminário da Pós-Graduação

O tema da violência contra as mulheres foi o foco da primeira edição do seminário

O seminário ocorreu no dia 17 de março, em uma promoção dos programas de pós-graduação do Campus de Palmeira das Missões

O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade e o Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, ambos do Campus da UFSM em Palmeira das Missões, promoveram no dia 17 de março o 1º Seminário da Pós-Graduação: Internacionalização, Interdisciplinaridade e Impacto Social.

Na parte da manhã, ocorreu uma roda de conversa com o tema “Internacionalização da pós-graduação: possibilidades e desafios”, com o professor Manuel Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa, mediada pelas professoras Marta Cocco e Rosani Marisa Spanevello.

No turno da tarde, ocorreu a conferência “Violência contra mulheres: panorama de Portugal”, com o professor Manuel Lisboa. Logo após, aconteceu uma roda de conversa com o tema “Violência contra mulheres: produção do conhecimento, políticas públicas e ações de enfrentamento”, tendo como participantes o professor Manuel Lisboa, a doutoranda Luciane Stochero, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a advogada Caroline Garcia Tasso e Sindimara Ribeiro, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira das Missões, sob a mediação das professoras Marta Cocco e Rosani Marisa Spanevello.

“Durante um dia, em uma conferência e duas rodas de conversa, alguns temas importantes foram abordados, a fim de aproximar as vivências a nível de pós-graduação, na dimensão da interdisciplinaridade e da internacionalização. Na parte da tarde o tema da violência esteve em debate, colocando em diálogo a experiência portuguesa do Observatório Nacional de Violência e Gênero, da Universidade Nova de Lisboa, e a atividade do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa do Campus de Palmeira das Missões, da Universidade Federal de Santa Maria, com a participação de docentes, alunos e alunas, sindicatos e ONG. O combate e prevenção deste grave problema social passa pela articulação entre o conhecimento científico produzido na universidade, tanto no ensino como na pesquisa, as políticas públicas e o envolvimento das organizações da sociedade civil, tais como ONG, sindicatos e outras, que trabalham diariamente com as pessoas na resolução dos seus problemas”, afirma o professor Manuel Lisboa.

Participaram do seminário docentes, discentes, técnico-administrativos em educação, pesquisadores e a população geral. “Foi um diálogo enriquecedor, com a troca de experiências, vivências comprometidas, científica e civicamente, e um sonho feito ação na luta por uma sociedade mais justa, onde as mulheres não sejam discriminadas pelo fato de serem mulheres. Agradeço o convite da universidade, em especial a professora Marta Cocco da Costa, na qual tenho contato de longa data, visto sua preocupação com os problemas sociais das mulheres da região, particularmente as mais vulneráveis, e o seu empenhamento em os resolver, através do conhecimento científico e do envolvimento de todos os agentes da sociedade”, completou o pesquisador do Observatório Nacional de Violência e Gênero da Universidade Nova de Lisboa.