Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebe o Dia Mundial da Criatividade pela primeira vez

O evento começou nesta quinta-feira (20) e sua programação continua até este sábado (22)



A programação incluiu atividade no Jardim Botânico da UFSM

A criatividade consiste em criar algo novo e diferente do habitual, seja no processo de pensar, imaginar ou até pôr em prática. Durante toda esta quinta-feira (20), a UFSM participou do Dia Mundial da Criatividade. O evento é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e diversas cidades recebem ações. Pela primeira vez ele foi realizado em Santa Maria e a universidade disponibilizou diversas atrações, como palestras e oficinas que abordaram o tema. As atividades foram realizadas no Centro de Convenções, no Jardim Botânico, no Teatro Caixa Preta e no Complexo Multicultural da Antiga Reitoria.

A abertura foi às 9h, no Centro de Convenções, com a palestra “Criatividade e territorialidade: da pessoa à cidade criativa”, ministrada pela professora Stella Maris, especialista no campo da criatividade e docente no programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. A programação continuou com atividades no Centro de Convenções e paralelamente também no Jardim Botânico, abordando temas como sustentabilidade e dança.

Na palestra “A importância do telhado verde para sustentabilidade e a Agenda 2030”, com Simone Messina, o arquiteto e urbanista Vagner de Barros da Silva comentou sobre a dificuldade em relacionar sustentabilidade e criatividade, mas destaca a importância de eventos como este em abordar temas sustentáveis. “Ele [o evento] é importante para divulgar o telhado verde, para divulgar essas outras atividades que está tendo. E a participação da UFSM na agenda 2030 da ONU é sensacional”.

Na parte da tarde, a programação se iniciou às 14h no Centro de Convenções com uma palestra ministrada por Charlie Fink, que foi vice-presidente de assuntos criativos da Disney por seis anos. O americano conversou com os alunos da universidade sobre o que é e como funciona o metaverso, um tipo de mundo virtual que tenta simular a realidade através de dispositivos digitais.

Oficina de colagem buscou incentivar a criatividade por meio de atividades manuais

Em seguida, a professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM Juliana Petermann discursou sobre o tema “Criatividade: todo mundo tem”. “No ano passado eu acompanhei o Dia da Criatividade em outros lugares. Eu pensava que seria muito legal trazer isso para a universidade. Felizmente neste ano uma grande equipe se reuniu para trabalhar por esse dia e para mim é uma alegria falar sobre isso, pois é um tema que eu estudo há muitos anos”, comenta Juliana.

O criativo está no inusitado – No Caixa Preta, espaço que é palco de diferentes manifestações culturais do Centro de Artes e Letras (CAL), a atividade foi sobre colagem. Nela, a professora de Comunicação Sandra Depexe apresentou exemplos de atividades já colocadas em prática nos cursos de Comunicação Social da UFSM. Também discorreu sobre como a colagem pode ser um processo inclusivo, já que pode conter elementos sensíveis aos sentidos humanos, como as texturas. “A gente busca estabelecer esse viés de buscar o criativo fora de uma tela. Vemos muito os alunos com essa prática de pensar a criação através de uma tela de um computador, e a gente tenta refazer esse processo trazendo recorte, trazendo elementos manuais”, explica ela.

Para a acadêmica do 7° semestre de Produção Editorial Ana Clara Lima Ribeiro, o processo serviu para experimentar novas coisas. “Achei bem legal, nunca tinha trabalhado com colagens e foi muito interessante explorar isso como algo criativo.”, comenta. E, assim como proposto pela professora, resultou na criação de novos laços e conhecer outras pessoas. “A ideia de se ter um dia para a criatividade é muito boa, mas acho que precisamos incorporar mais esse conceito nos cursos durante todo o ano.”

Doutoranda em Comunicação falou sobre formas de simplificar a vida acadêmica

Criatividade e vida acadêmica – Já as atividades realizadas no espaço de coworking da Pulsar Incubadora incluíram a apresentação do projeto de workshop interdisciplinar realizado pelo curso de Medicina Veterinária com os alunos do primeiro semestre do curso. O objetivo do projeto é despertar nos alunos a aspiração pela pesquisa, gerar autonomia na busca pelo conhecimento e desenvolver ações de extensão.

A doutoranda em Comunicação Midiática Alice Bianchini Pavanello ministrou uma palestra sobre o seu canal no Youtube (intitulado “Além do Lattes”), que busca simplificar a vida acadêmica. “O canal tem relação com essa proposta, porque considero que a criação dele foi um processo criativo. A ideia veio de uma inquietação minha diante das dificuldades que eu tive ao longo da minha trajetória acadêmica de como realizar processos que são tidos como óbvios pela academia, mas também que a gente tem dificuldade de encontrar informações”, explica Alice.

Comemoração – A data do Dia Mundial da Criatividade foi estabelecida em 2017, através da Resolução 71/284 da Assembleia Geral das Nações Unidas. O dia tem como objetivo focar em criatividade e inovação de uma forma que abranja desenvolvimentos sociais, econômicos e sustentáveis. As atividades comemorativas seguem até o dia 22 de março. A programação completa está disponível aqui.

Texto: Andreina Possan, Gabriel Escobar, Letícia Almansa Klusener e Rebeca Kroll, estudantes de Jornalismo

Fotos: Ana Alícia Flores, estudante de Desenho Industrial, e Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-61899

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes