Estudantes da UFSM participam de competição de futebol de robôs no Uruguai

Equipes trabalharam juntas para solucionar problemas e desenvolver os jogadores robôs

Alunos do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM participaram da primeira edição da competição de robótica URUCUP, realizada na Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC) em Rivera. A competição, que aconteceu no dia 14 de abril, tinha como objetivo promover a interação entre os participantes da UFSM, FURG, UFPEL e UTEC e oportunizar a troca de conhecimentos e experiências na área da robótica. O grupo de estudantes do CT, acompanhados do professor Anselmo Cukla, participou da única categoria disputada na competição, a Small Size League.

Futebol de Robôs

A comitiva da UFSM foi formada pelos alunos Natã Ismael Schmitt, Leonardo Ferreira Pereira e Bruno Silva de Castro, dos cursos de Engenharia e Controle e Automação e de Ciências da Computação. Na competição, as equipes foram formadas por alunos das quatro instituições, com um membro da UTEC responsável, para estimular a partilha de conhecimentos e experiências na área de programação.

Os participantes precisavam desenvolver “robôs-jogadores” de até 15 centímetros de altura, guiados através da inteligência artificial. Os robôs precisavam se mover em todas as direções, girar no próprio eixo e conseguir chutar a bola.

O estudante de Engenharia de Controle e Automação, Leonardo Pereira, explicou como foi organizada a competição: “Toda parte mecânica elétrica ficou por conta do pessoal da UTEC e nós, das outras universidades, fomos separados em equipes e tínhamos que fazer a programação, de forma remota, testando em simuladores para, no dia, só mandar para os robôs e competir. Mas na prática, o comportamento nos simuladores estavam muito diferentes do comportamento real dos robôs, que também não estavam cem por cento prontos”. Leonardo também relatou que o grupo foi bem recebido na UTEC, “estava um clima muito bom, foi super divertido. Ficamos numa sala grande e aconchegante trabalhando para resolver os problemas para a competição, as pessoas de todas as universidades se juntaram para compartilhar informações de como estavam resolvendo os problemas”.

Incentivo ao desenvolvimento tecnológico

A URUCUP foi aberta à comunidade e escolas da região de Rivera levaram seus alunos para assistir o torneio. O evento solidificou a importância e o potencial da robótica para o futuro da tecnologia e da educação.

A UFSM já tem uma parceria firmada com a FURG no projeto Butiá Bots, que desenvolveu a robô Doris, campeã brasileira da categoria @Home, mas a URUCUP serviu para aproximar as demais universidades, buscando parcerias futuras. O professor Anselmo Cukla considerou positiva e promissora a experiência de conhecer uma nova instituição com foco em robótica. “Esse evento proporcionou a chance de estabelecer novos contatos com docentes, alunos e grupos de pesquisa da área, o que permitiu a troca de ideias e a possibilidade de futuras parcerias em áreas de competição e pesquisa”, relatou o docente.

Com informações do Centro de Tecnologia
Fotos: Anselmo Cukla