PRPGP informa a abertura de seleções para bolsistas no Pibic Ensino Médio

Pela primeira vez, as oportunidades de bolsas de IC e ITI de cada docente da UFSM serão previamente divulgadas em uma única página

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM está divulgando os editais de seleção de bolsistas dos docentes contemplados com cotas de bolsas na chamada interna do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (Pibic-EM), o qual é financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Essas cotas foram obtidas pela UFSM na Chamada CNPq Nº 35/2022 (Pibic-EM 2022-2024) e integram o conjunto de bolsas que a instituição aplica na iniciação científica e tecnológica. Esse programa do CNPq tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, além de desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas privadas de aplicação. A bolsa de iniciação científica júnior tem duração de 12 meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional), com início em 1º de setembro e o valor (conforme a Tabela de Valores de Bolsas no País, do CNPq) atualmente é de R$ 300,00 mensais.

Pela primeira vez, as oportunidades de bolsas de iniciação científica (IC) e de iniciação tecnológica e inovação (ITI) de cada docente da UFSM serão previamente divulgadas em uma única página, conforme o tipo de bolsa, a área e a subárea de conhecimento à qual pertence o docente contemplado. Para localizar as cotas do Pibic-EM disponíveis, basta acessar a página do Núcleo de Gerência de Iniciação Científica e clicar no ícone “Editais de seleção de bolsistas”. É necessário então clicar no link do Pibic-EM.

No local, os estudantes interessados em concorrer a uma bolsa podem acompanhar a publicação dos editais de seleção pelos professores e verificar as informações do projeto e de como participar do processo seletivo (incluindo informações quanto ao cronograma de inscrições e procedimentos necessários). Posteriormente, neste mesmo ambiente serão publicados os resultados de cada edital.