UFSM nos Jogos Universitários Brasileiros: basquete feminino é campeão nacional

Universidade também conquistou bronze no judô em competição encerrada no final de semana

Equipe e comissão técnica do basquete feminino da UFSM
Uma delegação de atletas da UFSM esteve presente na edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), entre os dias 8 e 22 de outubro, em Joinville (SC). A competição foi dividida em duas etapas. Na primeira delas, a UFSM competiu nas modalidades de xadrez, judô e wrestling. Na segunda, encerrada neste final de semana, entraram na disputa as modalidades de basquete feminino, tênis de mesa e acadêmico. Ao todo, 26 atletas defenderam a universidade.

O grande destaque da UFSM foi a equipe de basquete feminino, que sagrou-se campeã da terceira divisão. Ao todo, a equipe realizou cinco jogos, tendo vencido a grande final contra o estado de Tocantins, pelo placar de 52×41.

O time de basquete UFSM foi composto pelas atletas Jéssica Lemos, Cecília Luczynski, Ana Clara Vargas, Giovanna Kist, Nathália Garske, Daiane Jorge, Viviane Rodrigues, Bianca Revers, Mévilyn Lisboa, Évelyn Spengler, Luiz Quoos e Marina Santos. A comissão técnica é composta pelo treinador Renato Coutinho, auxiliar-técnico Eduardo Friedrich, oficial de delegação Luiz Fernando Lemos e os preparadores físicos Matheus Pacheco e João Victor Bulsing.

O projeto Basquete UFSM existe desde 2022, é coordenado pelo professor Renato Xavier Coutinho, do Colégio Politécnico da UFSM, e conta com a colaboração dos professores Luiz Fernando Lemos, Frederico Lima e César Alcides Geller, tendo como objetivo estimular a prática do basquete na UFSM em suas diversas instâncias – social, escolar, competitiva e de lazer, envolvendo as equipes femininas e masculinas de basquete de quadra e 3×3, além de projetos de extensão.

André Moreira, treinador da equipe de judô gaúcha e da UFSM, e Nicole

Bronze no judô

Na primeira etapa dos JUBs, a acadêmica Nicole Cruz da Rosa conseguiu um bronze no judô para a UFSM. Acadêmica de Psicologia, Nicole garantiu a medalha no dia 12. Foi uma conquista para o esporte da UFSM e, sobretudo, uma superação para a atleta. Em 2021, disputando a mesma modalidade nos JUBs, Nicole sofreu uma lesão que a deixou quase um ano longe dos tatames.