Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM vai participar dos Jogos Universitários Brasileiros em Joinville

Etapa nacional ocorre em Joinville, entre os dias 8 e 22 de outubro



Equipe de basquete feminino conquistou o bicampeonato dos JUGs em 2023 (foto: divulgação)

A delegação de atletas da UFSM estará presente na edição deste ano dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), entre os dias 8 e 22 de outubro, em Joinville. A competição será dividida em duas etapas. Na primeira delas, a UFSM compete nas modalidades de xadrez, judô e wrestling. Na segunda, entram na disputa as modalidades de basquete feminino, tênis de mesa e acadêmico. Ao todo, 26 atletas vão defender a universidade.

Esta será a primeira participação da UFSM nas modalidades de xadrez e wrestling. Nos JUBs Praia deste ano, a instituição conquistou o 2° lugar no beach wrestling, com Alan Expedito da Silva Alves, garantindo sua participação na modalidade convencional da competição nacional. Já no xadrez (modalidade que estreia nos JUBs), os jogadores da UFSM se apresentam como um grupo importante no cenário estadual, tendo conquistado o título nos JUGs neste ano.

As equipes de basquete feminino e tênis de mesa também se destacaram na etapa estadual dos Jogos Universitários deste ano. Ambas conquistaram o bicampeonato da competição, garantindo a vaga para os JUBs e se consolidando como uma referência da modalidade no estado.

Além disso, na edição do ano passado, a UFSM conquistou seis medalhas, sendo dois ouros, duas pratas e dois bronzes. Estes últimos foram conquistados nas modalidades de basquete feminino e acadêmico, que buscam o pódio novamente neste ano.

Enxadristas da UFSM foram campeões nos JUGs deste ano (foto: divulgação)

O coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) da UFSM, Luiz Fernando Cuozzo Lemos, é o dirigente oficial da delegação. “Essa participação, com tantas equipes que somam ao projeto de esporte da universidade, também elenca todas as equipes como possíveis alvos de estudos científicos para diversas áreas do conhecimento, desde a área de recuperação, como medicina e fisioterapia, até a parte de comunicação social, as ciências sociais, e toda a relação que a universidade tem com a formação e o esporte e sua importância”, comenta o coordenador.

Gabriel Weber é estreante na competição e vai participar da modalidade acadêmica, com a apresentação de um artigo que analisa o comportamento do salto vertical na equipe de futsal feminino da UFSM. “Falando especificamente no Centro da Educação Física, o futsal é um projeto de extensão, e a minha pesquisa foi feita analisando o futsal. É extremamente importante que a gente participe de eventos como esse e divulgue os projetos que a gente faz. Nesse caso do futsal, na questão do esporte, nós acabamos promovendo o que é feito aqui e, quem sabe, a gente consegue algum patrocínio, que é o que a gente veio buscando”, conclui.

A acadêmica de Educação Física Thais Dalla Rosa participa anualmente dos JUBs desde 2021 na modalidade de tênis de mesa. Ela destaca que, além da periodicidade de seus treinos, a sua experiência nos jogos traz mais confiança para seu terceiro ano de competição. “Conquistar o bicampeonato (nos JUGs) com certeza foi um fator decisivo para mostrar que estou avançando nos resultados, o que me motiva a me preparar cada vez mais. É uma experiência muito grandiosa ter a oportunidade de conhecer grandes potências do esporte e representar a universidade em uma competição brasileira, sendo uma responsabilidade imensa e também felicidade de em mais um ano poder estar levando o nome da UFSM para fora do estado”, completa a atleta.

Integrantes da delegação da UFSM nos JUBs:

Acadêmico – Gabriel Rigo Weber

Acadêmico – Tainara Rodrigues de Freitas

Basquete feminino – Ana Clara Vargas de Oliveira

Basquete feminino – Bianca Costa Revers

Basquete feminino – Cecília Luczynski Magalhães

Basquete feminino – Daiane Wagner Jorge

Basquete feminino – Eduardo Ivan Friedrich (auxiliar Técnico)

Basquete feminino – Evelyn Spengler

Basquete feminino – Giovanna Kist

Basquete feminino – Jessica Wesner Lemos

Basquete feminino – Luiza da Rosa Quoos

Basquete feminino – Marina Ferreira dos Santos

Basquete feminino – Mévilyn Simiélli Rodrigues Lisboa

Basquete feminino – Nathália Garske Lopes

Basquete feminino – Renato Xavier Coutinho (treinador)

Basquete feminino – Viviane Nunes Rodrigues

Dirigente oficial – Luiz Fernando Cuozzo Lemos

Judô – André Moreira de Oliveira (treinador)

Judô – Nicole Cruz

Judô – Rayane Paz

Tênis de mesa – Allana Anniele Barros da Silva

Tênis de mesa – Carlos Alberto Zaro

Tênis de mesa – Luíze Soares Friedrich

Tênis de mesa – Thaís Dalla Rosa

Wrestling – Alan Expedito da Silva Alves

Wrestling – Diogo Ferretto

Wrestling – Marco Antônio Moreira Cattelan

Wrestling – Michel de Souza da Silva (treinador)

Xadrez – Gustavo Martins de Quadros

Xadrez – Jadyelle Mochnack

Xadrez – Victor de Lima Maffini

Texto: Andreina Possan, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64040

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes