Novembro Negro: mês dedicado a reflexões, comemorações e atividades voltadas à cultura afro-brasileira

Entre as atividades estão rodas de conversa, exposições e homenagens

Novembro, para a comunidade negra e para os aliados na luta contra o racismo, é o mês dedicado a reflexões, comemorações e afirmação. Durante esse período, que faz alusão ao 20 de novembro, data que é celebrado o Dia da Consciência Negra, e também remete ao dia em que foi morto o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) juntamente com o Observatório de Direitos Humanos (ODH) da Universidade e a Subdivisão de Ações Afirmativas da Coordenadoria de Ações Educacionais (CEAD-PROGRAD) construiu uma agenda de atividades, com rodas de conversa, ações afirmativas, artísticas e reflexivas, todas abertas ao público interno e externo da Universidade.

Programação:

Exposição Permanente Ortografando Corpos Negros
Elaborada pelo professor de Dança, Jessé da Cruz, ocorre no Hall do CEFD e, posteriormente, no Hall da Reitoria e está disposto durante todo o mês de novembro.

Roda de conversa – Professores negros no ensino superior: desafios e contribuições para uma educação Antirracista – 3ª edição
Ocorre no dia 16 de novembro, no segundo andar do prédio da reitoria, sala 218 a partir das 17 horas.

Viva o Campus Mês da Consciência Negra
Ocorre no dia 19 de novembro, no largo do planetário da UFSM. A programação completa pode ser encontrada aqui.

Homenagem ao patrono do Mês da Consciência Negra da UFSM, Nei D’Ogum
Ney D’Ogum foi um importante ativista negro da Santa Maria, que atuou em diversas frentes, reconhecido como uma importante personalidade do movimento negro. O evento é aberto ao público e será no dia 29 de novembro, no Centro de Convenções da UFSM, a partir das 19h30min. Na programação estão uma série de homenagens a Ney D’ogum, com apresentações artísticas, relatos de pessoas que conviveram com o homenageado, exibição de vídeos e a entrega da Placa em Homenagem e Memória de Ney D’ogum.

No dia 13 de novembro já aconteceu o Seminário de 20 anos do NEABI e a luta pela Lei 10.639/03. Participaram do evento a fundadora do NEABI na UFSM, a professora Carmen Deleacil Ribeiro Gavioli, a doutora em Educação, Maria Rita Py Dutra, a coordenadora da Diretoria de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Leonice Mourad, e o atual coordenador do NEABI Anderson Luiz Machado dos Santos.

Com informações do NEABI