Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recentemente reconhecido, Quilombo Arnesto Penna Carneiro foi tema de livro da Editora UFSM

Ana Lúcia Aguiar Melo, autora da obra, destaca que a conquista levou 15 anos para ser concretizada



No último dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, a comunidade quilombola Arnesto Penna Carneiro, situada no bairro Palma, em Santa Maria, conquistou um marco significativo. O Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento e Agricultura Familiar, oficializou o reconhecimento de 264 hectares de terras pertencentes ao ajuntamento. Composta por aproximadamente 20 famílias, a oportunidade é considerada como um importante passo na luta por dignidade e cidadania.

A história do Quilombo Arnesto Penna Carneiro foi imortalizada em 2011, quando a Editora da UFSM lançou o livro “Palmas para o Quilombo Processos de Territorialidade e Etnicidade Negra”. Na obra, produzida por Ana Lúcia Aguiar Melo e outros organizadores, é feito um resgate da trajetória e origens desses grupos, abordando os desafios de (des)territorialização, as transformações na organização comunitária, os elos históricos e as complexas relações estabelecidas, tornando-se um registro notável da identidade desse coletivo, marcado pela perseverança em prol dos direitos sociais e pelo fortalecimento de políticas públicas. O livro ainda está disponível no catálogo da Editora UFSM.

Segundo a autora Ana Lúcia, que é servidora aposentada da UFSM, é uma conquista que levou 15 anos para se concretizar, após a coordenação de pesquisas desenvolvidas juntamente com universidades e instituições de ensino do estado do Rio Grande do Sul, culminando na entrega de relatório técnico ao Incra em 2008. A pesquisadora enfatiza a importância da autonomia de quilombolas no território em produzir e reproduzir socialmente, chamando a atenção do poder público para criação de projetos de geração de renda, do acompanhamento do Ministério Público e dos demais órgãos competentes e agradece os resultados aos moradores locais, principais protagonistas pelo sucesso do relatório final.

A portaria n° 236, de 14 de novembro de 2023, que reconheceu as terras, representa não apenas um documento legal, mas também um capítulo fundamental na história da comunidade, evidenciando o reconhecimento oficial de suas raízes e a retomada das terras de seus ancestrais. A conquista também é celebrada por Moisés Toniazzo, vice-presidente do Quilombo Arnesto Penna Carneiro, pontuando que a expectativa agora é que o marco seja posto em prática pelo Incra e pela conclusão dos processos.

Com informações do Observatório de Direitos Humanos (ODH) da UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64658

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes