Planetário UFSM: um espaço de lazer e aprendizado

Com ingressos a partir de R$2, comunidade tem a oportunidade de assistir a diferentes opções de filmes que tratam do universo

Atração para todos, desde entusiastas da área da astronomia a simples curiosos do universo, o Planetário da UFSM é um dos  principais pontos turísticos do Campus Sede. Com seis filmes em exibição no momento (confira no fim do texto), o espaço, aberto à toda a comunidade, pode servir tanto para o entretenimento quanto para o aprendizado.

As sessões acontecem de segunda a sexta-feira, de manhã e de tarde. Os horários disponíveis são os seguintes: 9h, 10h, 11h, 13h30min, 14h30min e 15h30min. Para assistir a uma das obras, que tem duração de cerca de 40min e são livres para todas as faixas-etárias, é necessário realizar um agendamento via email: planetario.agendamento@gmail.com. O grupo interessado deve ser formado por pelo menos 10 pessoas. A entrada para estudantes é no valor de R$ 2, enquanto para não-estudantes é R$ 4.

Embora instituído exatos 11 anos após a fundação da UFSM, em 14 de dezembro de 1971, o Planetário teve seu pré-projeto montado em 1958, com base em modelos de instituições de ensino superior da América do Norte e da Europa. O espaço foi idealizado pelo professor Mariano da Rocha Filho, fundador e primeiro reitor da Instituição, e elaborado pelo arquiteto Oscar Valdetaro, a partir de um esboço iniciado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, conhecido por ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento da capital nacional, Brasília.

O Planetário da Universidade é o 6º do país e o 1º do Estado, além de ser pioneiro em cidades do interior do Brasil. Jaqueline do Carmo Trentim Machado é a atual diretora do órgão, que faz parte da Divisão de Museus da UFSM, da Pró-Reitoria de Extensão.

Para demais dúvidas, é possível fazer contato via e-mail – planetario@ufsm.br – ou telefone – 55 3220-8226.

Filmes em exibição (veja a sinopse de cada obra clicando aqui)

• Da Terra ao Universo
  • Dois Pedacinhos de Vidro
  • Estrela dos Faraós