Restaurante Universitário: praticidade na alimentação saudável para alunos e servidores

Por um valor acessível, estudantes, professores e técnicos-administrativos podem usufruir do órgão

Com duas unidades no Campus Sede, uma em Frederico Westphalen, outra em Palmeira das Missões e outra em Cachoeira do Sul, o Restaurante Universitário (RU) é o ponto de encontro dos alunos da UFSM nas principais refeições do dia a dia. Contudo, apesar da maioria dos consumidores serem estudantes, também é comum encontrar servidores da Universidade entre as mesas e cadeiras em função do preço acessível – e, claro, da comida boa.

O almoço e o jantar, com opções também para os vegetarianos, podem ser adquiridos pelos acadêmicos por R$ 2,50 cada, enquanto o valor do café da manhã é de apenas R$ 1. Diariamente, mais de 11 mil pratos são servidos entre os dois RUs de Santa Maria. O cardápio, que é semanalmente atualizado, pode ser conferido tanto no site quanto no aplicativo da Universidade. Já a tabela de preços completa pode ser acessada aqui.

A escolha das refeições fornecidas são definidas por nutricionistas da UFSM a partir do Guia Alimentar para a População Brasileira, documento desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A ideia é que seja promovido um menu saudável para que os alunos tenham hábitos alimentares apropriados para a manutenção da saúde, enquanto se preocupam com a rotina estudantil e pessoal.

O RU é um órgão suplementar da Universidade que integra o Programa de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Atualmente, o economista Joeder Campos Soares, é o responsável por dirigir o setor, que foi fundado em 1963 e passa por constantes evoluções ao longo dos anos. A lista de contatos para tirar mais dúvidas pode ser conferida clicando aqui.

Em novembro do ano passado, por exemplo, foi assinado um convênio com o Governo do Estado para que o órgão participasse do programa de Categorização dos Serviços de Alimentação. O projeto segue as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi aprovado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), a fim de garantir a segurança alimentar

Como comer no RU

Para usufruir do RU, o estudante pode utilizar a e-Carteira, disponível no App UFSM Digital. Para ter acesso à primeira, basta realizar o login no aplicativo e procurar a opção ao final do menu. Na entrada, o indivíduo deverá mostrar o código de barras presente em na carteira. Contudo, antes é necessário agendar as refeições e carregar seu saldo de créditos.

O agendamento pode ser feito pelo App UFSM Digital ou pela página do RU no Portal do Aluno, com pelo menos três dias de antecedência. Se não for possível marcar café da manhã, almoço ou janta por não haver mais disponibilidade, o aluno deve entrar na fila e aguardar uma vaga. Créditos podem ser comprados apenas presencialmente, nos guichês disponíveis na unidade I do órgão.

• Café da manhã – 6h50min às 8h45min (somente RU I)
  • Almoço – 10h45min às 13h45min (RU I e II)
  • Janta – 17h45min às 19h45min (somente RU I)

Este texto compõe uma série de reportagens especiais que têm como objetivo explicar as formas de desfrutar de alguns setores da UFSM. Nas próximas matérias serão abordados o Planetário, o programa Esporte Universitário e as formas de se informar sobre o que acontece na Instituição.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Design Editorial: Daniel de Carli
Edição: Mariana Henriques, jornalista