Prolicen está com inscrições abertas para submissão de projetos de ensino até 3 de abril

Programa de Licenciaturas destina R$ 140 mil para bolsas acadêmicas

A UFSM está com inscrições abertas para a submissão de projetos de ensino ao Programa de Licenciaturas (Prolicen). As inscrições seguem até o dia 3 de abril. O Prolicen busca selecionar projetos de ensino que invistam na qualidade dos cursos e na formação acadêmica, privilegiando ações voltadas à integração da universidade com a rede pública de ensino, alinhadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM. Será destinado um total de R$ 140 mil para o desenvolvimento dos projetos do Prolicen em 2024.

Os recursos destinados a este edital poderão ser utilizados apenas para o pagamento de bolsas a acadêmicos, no valor unitário de R$ 500,00, em um prazo de oito meses, de 1º de maio a 31 de dezembro de 2024, sendo vedada a utilização de recursos para custeio. No ato de inscrição, o projeto deverá ser enquadrado em uma das áreas de atuação relacionadas à educação básica: gestão escolar e educacional; produção do conhecimento; formação permanente de professores; práticas pedagógicas; práticas curriculares; educação inclusiva; educação não formal; artes, culturas e linguagens; tecnologias da informação e comunicação; novas metodologias educacionais.

Todos os projetos submetidos ao Prolicen 2024 deverão estar registrados no Sistema de Informações para o Ensino (SIE), na categoria “Ensino”, com data de vigência igual ou superior a 31 de janeiro de 2025. Os solicitantes devem ser docentes do quadro da UFSM, em efetivo exercício em um ou mais cursos de licenciatura da instituição. Servidores técnico-administrativos da UFSM poderão submeter propostas ao Prolicen 2024, desde que atuem voluntariamente como docentes, nos termos da regulamentação institucional da matéria.

A seleção de bolsistas e/ou suplentes de cada projeto classificado é responsabilidade da pessoa solicitante. O edital 027/2024, com todas as orientações, pode ser acessado no site ufsm.br/prograd. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail prolicenprograd@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220-8872.

Texto: Pró-Reitoria de Graduação