Conheça os veículos de comunicação da UFSM e saiba de tudo que acontece na Universidade

Há mais de meio século, a Universidade também trabalha visando informar a sociedade

A UFSM, somado ao seu destaque no âmbito acadêmico, tem o compromisso com estudantes, servidores e comunidade geral de informá-los acerca do que acontece nos campi, como também sobre as conquistas da Universidade, pesquisas desenvolvidas e ações realizadas país e mundo afora. Para isso, a Instituição dispõe de diferentes veículos de comunicação próprios, além de marcar presença em redes sociais da atualidade – como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Veja abaixo os melhores caminhos para saber de tudo que acontece dentro e fora dos campi da UFSM.

Rádios

Disponível tanto na tradicional frequência AM, com a Rádio Universidade 800 AM, quanto na FM, com a UniFM 107.9, as emissoras da UFSM apresentam uma vasta grade de programas que visam tanto informar quanto entreter os ouvintes. Pela internet, os interessados podem clicar aqui para ouvir os conteúdos ao vivo.

A Rádio Universidade foi a primeira a ser fundada, no ano de 1968, sendo a quarta emissora universitária criada no Brasil. A UniFM nasceu oficialmente em 2017. Ou seja, há mais de meio século a Universidade se compromete em informar a sociedade acerca de seus objetivos e conquistas pela radiodifusão, bem como tratar de outros aspectos da comunicação pública. Pelo Instagram, é possível acompanhar quem serão os convidados dos programas, bastidores e mais informações sobre as emissoras.

TV Campus

Emissora pública da Universidade, a TV Campus pode ser acessada tanto pelo canal no YouTube, quanto pelo canal 15 da NET Santa Maria – tendo sido a primeira televisão universitária a exibir conteúdo via cabo no Brasil. Recentemente, foi lançado o Vídeo Institucional da UFSM, produzido pela equipe da TV, e que retrata parte das experiências que os estudantes têm nos campi. Além disso, também estão sendo produzidos conteúdos para as redes sociais.

A programação completa da TV Campus pode ser conferida aqui e conta com programas jornalísticos, entrevistas, documentários, variedades, entre outros. Fundada em julho de 1995, a emissora tem como objetivo primordial disseminar todos os acontecimentos e conhecimentos científicos produzidos na UFSM. Os vídeos e reportagens produzidos são de caráter plural e buscam fortalecer os valores e propósitos da Universidade.

Agência de Notícias

A Agência de Notícias da UFSM foi fundada em 1998 e é o setor responsável pela produção e divulgação de notícias e reportagens na página inicial do site da Universidade. As principais pautas tratam dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovações realizados na Instituição e tem como fator primordial para redação das matérias, o interesse público.

A equipe da Agência de Notícias também é encarregada de produzir a newsletter da UFSM, que tem a missão de informar os assinantes sobre os acontecimentos mais relevantes da semana. Para receber o conteúdo, clique aqui e se inscreva. O setor também atua no desenvolvimento de ações e projetos de Divulgação Científica. Entre eles está a Revista Arco, que desde 2013 atua com foco no jornalismo científico.

Redes Sociais

A UFSM também está presente no Facebook, X (antigo Twitter), Instagram e LinkedIn. A Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) é o setor responsável por comandar as redes sociais da Universidade, produzir conteúdo e desenvolver campanhas e projetos de comunicação institucional.

Criada em 2018, a Unicom é o mais novo dos setores que integram a Coordenadora de Comunicação e é primordial para que a comunicação interna da UFSM esteja alinhada. Ela, assim como a TV Campus, as Rádios e a Agência de Comunicação, são sediadas na Casa da Comunicação – prédio 62B, à frente do Colégio Politécnico.

Atualmente o jornalista Maurício Dias é o coordenador de Comunicação Social, setor vinculado à Pró-Reitoria de Planejamento. Sugestões de pautas podem ser encaminhadas para o e-mail coord.comunicacao.social@ufsm.br ou noticias@ufsm.br.

Siga e acompanhe!

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Design Editorial: Daniel Michelon De Carli
Edição: Mariana Henriques