Projeto de extensão auxilia escola e comunidade em período de escassez de água potável

Projeto “Hortas Urbanas Comunitárias em Escolas Públicas de Camobi” contribui com a distribuição de água

A escola tem capacidade de armazenamento de 22 mil litros em caixas d’água doadas pelo Ctism (Foto: Alejandro Schwarzkopf)

Devido às intensas chuvas que afetaram o estado do Rio Grande do Sul desde 29 de abril, a revisão das estratégias de abastecimento de água tornou-se uma urgência em Santa Maria e em todas as cidades da região. O desabastecimento prolongado impactou milhares de famílias, gerando incertezas que persistem até o momento presente. Na Cohab Fernando Ferrari, a situação foi aliviada graças a uma iniciativa do Colégio Edna May Cardoso. Desde 2022, a escola implementou um sistema de captação de água da chuva, com orientação técnica por meio do projeto de extensão “Hortas Urbanas Comunitárias em Escolas Públicas de Camobi”, coordenado pelo professor Alejandro Lezcano Schwarzkopf, do Colégio Politécnico da UFSM, e apoio do Observatório de Direitos Humanos da UFSM. A escola tem capacidade de armazenamento de 22 mil litros em caixas d’água doadas pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism).

Essa reserva foi prontamente disponibilizada à comunidade, junto com a água potável armazenada pela escola, quando o fornecimento de água foi interrompido. Aproximadamente 8 mil litros de água potável e 4 mil litros de água da chuva foram fornecidos pela escola, amenizando a situação das famílias da Cohab e do Residencial Monte Belo. Essa circunstância destaca a urgência de repensar o uso da água, promovendo medidas simples como a instalação de sistemas de coleta de água da chuva. Além disso, é crucial considerar a viabilidade de utilizar essa água para limpeza e abastecimento das caixas de descarga dos banheiros. É fundamental mencionar que a escola almeja alcançar a sustentabilidade hídrica por meio da captação e armazenamento da água das chuvas. Esse objetivo, longe de ser inatingível, pode ser concretizado com parcerias colaborativas entre a comunidade, universidades, centros de pesquisa, organizações sociais e o comércio local.

Texto: Professor Alejandro Lezcano Schwarzkopf e Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico