UFSM recebe Ministro Paulo Pimenta e prefeitos da região central para debater ações diante da calamidade pública

Comitê “Care”, formado por pesquisadores da Universidade, está atuando na linha de frente com cidades da região

Vice-reitora, Martha Adaime, conversou com Paulo Pimenta acerca das ações da UFSM em relação às fortes chuvas

No último sábado (25), a vice-reitora, Martha Adaime, recebeu o Ministro-Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, no Gabinete do Reitor. O encontro foi realizado para tratar de assuntos envolvendo o trabalho da UFSM no apoio à comunidade de Santa Maria e região que, assim como o resto do estado, sofre com as fortes chuvas desde o fim de abril.

Desde o dia 30 de abril, quando as condições climáticas fizeram com que o Campus Sede fosse evacuado e as atividades acadêmicas e administrativas fossem paralisadas temporariamente, a Universidade buscou atuar na linha de frente diante do status de calamidade pública. Pensando nisso, a vice-reitora revela que a Instituição criou um comitê, chamado “Care” (que significa “cuidado”, em tradução do inglês), composto por pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.

“A gente entende que existe um potencial enorme de expertise em áreas que são fundamentais para esse momento. Nós montamos um comitê de apoio a eventos extremos e emergentes de toda natureza. Vivemos uma pandemia, agora estamos tendo essa questão, não sabemos o que teremos nos próximos tempos”, revelou Martha. Neste momento, com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) da UFSM, o trabalho está sendo realizado com os municípios da região central, com foco nos seguintes âmbitos: mudanças climáticas, meio ambiente, hidrologia e geologia.

Da mesma forma, a vice-reitora aproveitou o encontro com o Ministro para agradecer a liberação do aporte de R$ 8,5 milhões do Ministério da Educação, via Secretaria de Educação Superior, para a Universidade. Conforme já havia sido informado pelo reitor Luciano Schuch na última sexta-feira (24), o montante recebido será utilizado para a reparação do telhado da Casa do Estudante Universitário, como também de outros estragos causados pelas fortes chuvas.

Martha destacou que a preocupação da UFSM com as mudanças climáticas não são atuais e entregou aos presentes exemplares da 13ª Revista Arco, que trata sobre o assunto

De Gabinete cheio, Martha recebeu na reunião, além de Pimenta: autoridades de cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Central do Estado, representantes das Forças Armadas, representantes de entidades empresariais, professores que integram o comitê Care, representantes de movimentos sociais, o Secretário de Assistência Social, Beto Fantinel, e o deputado estadual Valdeci Oliveira.

Lançada em setembro de 2023, exemplares da 13ª edição da Revista Arco, a revista da UFSM que trata de pautas científicas e culturais, também foram entregues aos presentes. A produção tem como tema principal as mudanças climáticas no planeta Terra sob o viés dos impactos na produção de alimentação, na saúde e na migração. Para conferir a versão digital, basta acessar o site.

Outros assuntos, como a situação atual da Quarta Colônia, programas do Governo Federal e a ampliação dos voos que partem do Aeroporto de Santa Maria, foram discutidos. Conforme documento entregue ao Ministro, a ideia é que este último possa se tornar uma alternativa para trajetos de maior escala, enquanto o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, estiver interditado.

Após quase três horas de reunião, o Ministro, que é formado em Jornalismo pela UFSM e natural de Santa Maria, comentou como é ver a instituição atuar com protagonismo neste processo de reconstrução que vive a cidade e o Rio Grande do Sul. “Eu fico muito orgulhoso de ver a nossa Universidade, com toda a capacidade de pesquisa que tem, com os projetos de extensão, poder estar ao lado da nossa comunidade no momento que ela mais precisa. Nós temos aqui condições de, neste período, ser referência na área da pesquisa”, afirmou Pimenta.

Ministro Paulo Pimenta, santa-mariense e jornalista pela UFSM declara estar orgulho em ver a UFSM atuando com a comunidade neste momento de calamidade pública

Pronto para “vencer” esta tragédia, o Ministro ainda garante: “eu vou trabalhar para que a gente possa trazer a Universidade para perto desse debate. Nós precisamos muito da UFSM. Vocês podem ter certeza de que eu estarei junto, lado a lado, com a instituição, vamos fazer muitas coisas. Nesse momento, o Rio Grande do Sul precisa muito de nós, o Brasil precisa muito de nós, e eu sei que a Universidade vai dar a resposta que a gente precisa”.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista