Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Unidade EMBRAPII da UFSM é premiada por desempenho de excelência

Com o reconhecimento, unidade receberá cerca de R$ 200 mil para desenvolvimento de competências



A unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) da UFSM obteve o reconhecimento “Desempenho de Excelência” e receberá R$ 195.940,00 para executar o Plano de Desenvolvimento de Competências (PDC), com base nos resultados obtidos em 2024. A conquista reconhece o desempenho exemplar da unidade de Santa Maria no Programa de Excelência Operacional (PEO) da EMBRAPII, dando início a um novo ciclo estratégico. O Instituto de Redes Inteligentes (INRI), vinculado ao Centro de Tecnologia (CT), é o centro de competência da UFSM credenciado como unidade EMBRAPII para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de energia e mobilidade.

O PEO foi estabelecido pela EMBRAPII em 2024 com foco na otimização de processos e operações relacionadas aos projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) executados pelas unidades, bem como para fomentar a colaboração, compartilhamento de conhecimento e acelerar o desenvolvimento de soluções em rede, incluindo mais de uma unidade.

“Devido ao trabalho desenvolvido na unidade EMBRAPII INRI-UFSM, desde o credenciamento em 2020, coordenado pelo professor Leandro Michels e os colegas Daniel Arenhardt, Ana Paula Moccellin, Ricardo Bortolini e Júlia Possebon, nos habilitamos como unidade Ouro para o primeiro ciclo PEO, o que oportunizou a participação e o agora reconhecimento no Plano de Desenvolvimento de Competências. Isso indica uma participação ativa de excelência tanto no ciclo prospecção-execução-finalização dos projetos da unidade, como na integração com as atividades da rede e cooperação com o modelo EMBRAPII como um todo”, relata Leonardo Nogueira Fontoura da Silva, docente do curso de Engenharia Elétrica do CT e membro do Comitê de Governança da unidade EMBRAPII INRI-UFSM para prospecção e negociações.

Em termos práticos, em 2024 a unidade teve como meta atingir 3.000 EMBRAPII Coins (E-Coins), o que foi obtido principalmente com a realização de mentorias junto a outras unidades da rede, como da Universidade de Rio Grande (FURG) e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), para capacitação e compartilhamento de experiênciasPara 2025, a meta é atingir 5.000 E-Coins, habilitando a continuidade do programa em 2026, e 8.000 E-Coins para a afirmação como unidade Ouro, também para este ano.

Novos projetos P&D na unidade

Segundo Leonardo, o reconhecimento propiciará a criação de projetos P&D internos na unidade, a fim de gerar novas competências relacionadas às temáticas locais e que permitam ampliar o espectro de atendimento às necessidades da indústria. “Esse é um alinhamento favorável ao fomento da cadeia de geração de conhecimento e conversão em inovação”, acrescenta.  

Conforme o objetivo central do programa, a aplicação dos recursos deve ocorrer no desenvolvimento de novas competências e na criação de demonstradores tecnológicos. Para tanto, ao longo dos próximos meses, deverá ser criado um Comitê Técnico-Científico para alinhamento das estratégias de aplicação do recurso com as macros necessidades da área de atuação da unidade. De acordo com o cronograma base definido pela EMBRAPII, esse processo, em conjunto com aspectos burocráticos de formalização e contratação deste projeto, deve ocorrer até dezembro, quando deverá ter início a aplicação dos valores.

Unidade da UFSM ratifica seu papel estratégico

Segundo Leonardo, o credenciamento de uma instituição como uma unidade EMBRAPII já representa um importante reconhecimento, uma demonstração da capacidade de, em uma ou mais áreas de atuação, protagonizar projetos na cadeia de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ao receber esse reconhecimento para o Plano de Desenvolvimento de Competências, a unidade da UFSM ratifica seu papel estratégico no apoio à cadeia EMBRAPII, como um ente integrado ao desenvolvimento da indústria nacional, mas também abrindo a possibilidade de novas parcerias com o setor industrial, devido à diversificação da gama de competências.

“Essa conquista contribui para o posicionamento da UFSM no contexto de aplicação do conhecimento gerado internamente no atendimento das demandas e fomento a novas tecnologias”, salienta Leonardo, destacando que, na Universidade, há diversos exemplos de pesquisa e desenvolvimento de ponta em todas as áreas e cursos.

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial é uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira. Atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Atualmente, a entidade conta com 93 unidades credenciadas (entre elas, a Unidade EMBRAPII INRI-UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69183

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes