Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Hemocentro de Santa Maria realiza ações especiais na Semana do Doador de Sangue

Programação especial no HEMOSM oferece cuidados aos voluntários e reforça a importância da doação regular de sangue



Com o tema “Obrigado por espalhar cuidado”, o Hemocentro Regional de Santa Maria (HEMOSM) promove, de 9 a 14 de junho, uma programação especial em alusão à Semana do Doador de Sangue. A iniciativa ocorre durante o Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação voluntária, e culmina neste sábado (14), Dia Mundial do Doador de Sangue.

Ao longo da semana, os voluntários que comparecem ao Hemocentro recebem uma série de cuidados como forma de agradecimento. Auriculoterapia, massagens terapêuticas e outras práticas de bem-estar são oferecidas para valorizar quem dedica seu tempo para ajudar o próximo. “É o momento de agradecer o nosso doador, que encontra disponibilidade no seu tempo para ajudar outra pessoa que está em uma situação delicada”, destaca Andressa Baccin, assistente social responsável pela captação de doadores no HEMOSM.

O Hemocentro também estará aberto neste sábado (14), das 8h às 12h, para receber doações. A iniciativa busca ampliar as oportunidades de participação da comunidade e facilitar o acesso de quem deseja contribuir para a manutenção dos estoques de sangue.

Campanhas educativas e busca ativa

Para manter os estoques de sangue em níveis seguros, o Hemocentro adota estratégias de captação que envolvem tanto o contato direto com doadores cadastrados quanto ações educativas em empresas e instituições de ensino. “Uma das nossas principais estratégias é a busca ativa de doadores por tipo sanguíneo e fator RH, com base em um gerenciamento estratégico e diário do nosso estoque”, explica Andressa.

Segundo a assistente social, também são realizadas palestras para esclarecer dúvidas e desmistificar receios sobre o ato de doar sangue. “Procuramos incentivar esse gesto voluntário e reforçar que doar sangue é um ato de cuidado com o outro”, afirma.

Uma doação pode ajudar até quatro pessoas

Quando uma pessoa doa sangue, a bolsa coletada passa por um processo chamado fracionamento, que separa o sangue em quatro componentes principais: concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado – um concentrado de proteínas. Cada um desses componentes atende a necessidades específicas de diferentes pacientes, como pessoas com anemia, em tratamentos oncológicos ou com problemas de coagulação. Por isso, uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas distintas.

Apesar desse potencial de impacto, o HEMOSM reforça que a doação de sangue precisa ser um ato regular para garantir o abastecimento contínuo dos estoques. “É comum que as pessoas se mobilizem quando um amigo ou familiar precisa. Mas o ideal é que o gesto de doar esteja presente na rotina das pessoas. Os estoques precisam ser constantes”, destaca a assistente social Andressa Baccin.

Coleta de plaquetas no HUSM

Além das doações realizadas no HEMOSM, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) também contribui com o abastecimento de sangue por meio da coleta de plaquetas por aférese, que é um procedimento que permite a coleta seletiva de componentes sanguíneos. Essa coleta deve ser agendada diretamente com o serviço de hemoterapia do hospital. “Diferente do Hemocentro, que realiza a coleta de sangue total, no HUSM é feita a coleta de plaquetas, que é indicada principalmente para pacientes em tratamento de câncer e outras doenças hematológicas”, explica Andressa.

Embora a coleta de sangue total não ocorra regularmente no HUSM, uma ação especial já está agendada para o dia 2 de julho, quando será realizada a próxima coleta desse tipo no hospital. Mais informações sobre a atividade no HUSM serão divulgadas em breve.

Como doar

Para doar sangue, é necessário estar atento aos critérios básicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial. São aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Intervalo entre as doações:

  • Homens: a cada dois meses (até 4 doações por ano);
  • Mulheres: a cada três meses (até 3 doações por ano).

Atendimento

O Hemocentro Regional de Santa Maria fica localizado na Rua Alameda Santiago do Chile, nº 35, no Bairro Nossa Senhora das Dores. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Para agendar sua doação ou obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp.

  • Endereço: Rua Alameda Santiago do Chile, nº 35 – Bairro Nossa Senhora das Dores
  • Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
  • Contato (telefone e WhatsApp): (55) 3221-5262
  • Agendamento online: site de agendamento da Secretaria de Saúde

Texto: Camila Londero, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-69501

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes