A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou nesta segunda-feira (11) o lançamento oficial da marca comemorativa dos 65 anos da instituição, que serão celebrados em dezembro deste ano. O evento foi aberto ao público e contou com a presença do reitor da UFSM, Luciano Schuch, do prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, da vice-reitora, Martha Adaime, além de diretores das Unidades de Ensino, pró-reitores, secretários municipais e demais membros da comunidade.
A Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, por meio da Unidade de Comunicação Integrada (Unicom), foi responsável pelo conceito e criação da marca. O chefe da unidade, Roni de Barros, fez a apresentação do selo, mostrando desde o primeiro esboço até o resultado final.
O programador visual da Unicom Vinícius Gumisson, criador da marca, explica o objetivo e o resultado alcançado: “O selo dos 65 anos foi projetado para expressar a fluidez e os trajetos da instituição, marcados pelo crescimento mútuo das jornadas de todos que fazem parte dessa história, em que a UFSM marca suas vidas e é marcada por elas. Os traços azuis que formam o número 65 atuam como uma representação dos caminhos daqueles que passam pela UFSM, enquanto o coração laranja, que se assemelha ao formato do Estado, personifica a instituição que surgiu na cidade conhecida como ‘coração do Rio Grande”, finaliza.
Representando a Comissão dos 65 Anos, a arquivista Cristina Strohschoen dos Santos comentou sobre uma das ações comemorativas deste ano. Será lançado um livro reunindo artigos do projeto Retalhos da Memória, que há 10 anos destaca momentos significativos da história da UFSM.

A vice-reitora, Martha Adaime, falou sobre as celebrações neste ano. Martha destacou, também, a importância da preservação da memória dentro da Universidade, citando a recuperação de arquivos realizada pelo DAG após a enchente do ano passado.
O prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, celebrou a existência e os 65 anos da Universidade. Egresso da UFSM, Décimo também destacou o papel de acolhimento da instituição e sua contribuição para fazer de Santa Maria um polo educacional.
O reitor Luciano Schuch manifestou em sua fala o orgulho em fazer parte da história da primeira universidade federal criada fora das capitais e, hoje, uma das melhores do país. Schuch também destacou o impacto na vida das pessoas, tanto pelos milhares de profissionais já formados pela UFSM, como por todos os projetos de pesquisa, extensão e inovação.
O evento teve transmissão pelo Youtube da UFSM.