
Na manhã desta quarta-feira, foi lançado o projeto UFSM Conecta Saúde Mental. O evento ocorreu às 8h30min, no Salão Imembuí, no campus sede e contou com a presença do reitor Luciano Schuch, pró-reitores, diretores de centro, entre outras autoridades, docentes, técnico-administrativos em educação e estudantes. A iniciativa, coordenada pela servidora Priscila Marques, busca integrar ações de saúde mental de diferentes setores, como a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Setores e Unidades de Apoio Pedagógico (SAPs e UAPs) dos Centros de Ensino.
“O nosso objetivo é que o estudante consiga se formar”, destacou o reitor. Segundo ele, a ação foi possível graças a recursos de emenda parlamentar da deputada federal Fernanda Melchionna, representada na ocasião pela vereadora Alice Carvalho. Já Priscila ressaltou a realização de reuniões com representantes estudantis e um mapeamento dos procedimentos voltados à saúde mental em todas as unidades da instituição.
A coordenadora explicou que, entre os objetivos do projeto, também estão o investimento em espaços de circulação social, a conscientização dos servidores e a ampliação do acesso à informação. Para isso, diferentes materiais esportivos e de fisioterapia foram adquiridos para uso nas Oficinas do SATIE voltadas aos estudantes e para o Programa Movimenta voltado aos servidores da UFSM. Em outra frente, um redário deve ser inaugurado no dia 28 de agosto e um encontro, em parceria com a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA), está previsto para 3 de setembro.
Uma parceria com a FACOS Agência busca potencializar a divulgação do programa, que já conta com perfil no Instagram e um vídeo de lançamento.
Texto: Jônathas Grunheidt, estagiário de Jornalismo na Agência de Notícias
Fotos: Paulo Barauna, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques