Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores da UFSM são reconhecidos no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025

Fapergs entregou nesta quarta-feira (22) o reconhecimento



Dois docentes da Universidade Federal de Santa Maria foram destaque na 15ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Governo do Estado. A cerimônia de entrega ocorreu nesta quarta-feira (22), no Salão de Convenções da Fiergs, em Porto Alegre.

Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, o prêmio homenageou pesquisadores e pesquisadoras que se destacam na produção científica, na inovação e na contribuição ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a UFSM foi reconhecida em duas áreas do conhecimento: Matemática e Estatística, com o professor Fábio Mariano Bayer, e Química, com o professor Renato Zanella.

 

Fotografia colorida com pessoas alinhadas lado a lado, segurando os prêmios, em cima de um palco
Prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e empresas – Foto: Vitor Conto/Ascom Sict

 

Excelência em pesquisa e impacto social

Fábio Mariano Bayer, do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), foi agraciado na categoria Pesquisador Destaque em Matemática e Estatística. 

Bayer é doutor em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professor associado do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do Laboratório de Ciências Espaciais de Santa Maria (LACESM/CRS/INPE).

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFSM, no PPG em Engenharia de Produção da UFSM e no PPG em Estatística da UFRGS. Suas principais áreas de interesse e atividade são: ciência de dados, inferência clássica, modelos de regressão, modelos dinâmicos e processamento estatístico de sinais/imagens.

Reconhecido pela qualidade e impacto de sua produção científica, Bayer tem colaborado com grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, contribuindo para o avanço da estatística aplicada e para a formação de novos pesquisadores na área.

Renato Zanella, também vinculado ao CCNE, recebeu o prêmio na categoria Pesquisador Destaque em Química. 

Zanella é doutor em Química Analítica pela Dortmund Universität (Alemanha, 1994), com pós-doutorado na Free University of Amsterdam (Holanda). Professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 2014, atua na instituição desde 1994.

Coordena o Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP) e lidera o Centro de Pesquisa em Cromatografia e Espectrometria de Massas (CPCEM), referência nacional em análises de resíduos e contaminantes em alimentos, amostras ambientais e biológicas. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1B) e já publicou mais de 225 artigos científicos, com mais de 5.700 citações.

Zanella tem destacada atuação em redes científicas nacionais e internacionais, como a Red de Análises de la Calidad Ambiental en América Latina (RACAL), da qual é presidente, e a International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC). Também exerceu cargos de gestão e representação na Fapergs, Fatec, SBQ e UFSM, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa e da pós-graduação em química analítica no Brasil.

Reconhecimento à ciência gaúcha

Durante a cerimônia, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, destacou que a ciência é um dos pilares para o futuro do Estado. “A inovação e a ciência, exaltadas nesta noite, estão no centro da estratégia de desenvolvimento do Rio Grande do Sul, que olha para os talentos, competências e universidades, para um futuro cada vez mais resiliente”, afirmou.

O diretor-presidente da Fapergs, Odir Dellagostin, ressaltou o papel da pesquisa no desenvolvimento social e econômico gaúcho. “É uma grande alegria reconhecer estes talentos que inspiram e fazem a diferença na nossa sociedade. Enfrentamos desafios cada vez maiores, e é a ciência que nos permite solucioná-los e mitigar os futuros”, pontuou.

Além dos premiados da UFSM, foram homenageados pesquisadores de diversas instituições gaúchas em áreas como Ciências Agrárias, Engenharias, Física e Astronomia, Ciências Humanas e Sociais, entre outras.

Sobre o Prêmio Pesquisador Gaúcho

Criado pela Fapergs, o Prêmio Pesquisador Gaúcho reconhece anualmente a atuação de cientistas e profissionais de inovação tecnológica que contribuem para o desenvolvimento do Estado. A iniciativa busca valorizar trajetórias de excelência e incentivar a integração entre universidades, setor produtivo e governo, fortalecendo a cultura da inovação e o papel da ciência na sociedade.

Com informações da Secretaria de Comunição do Governo do Estado do Rio Grande do Sul 
Foto: Vitor Conto/Ascom Sict

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71094

Publicações Recentes