A Avaliação Geral 2025 foi prorrogada até 11 de dezembro. Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a pesquisa tem como objetivo traçar um diagnóstico abrangente da instituição, identificando forças e fragilidades para orientar ações de melhoria.
A Avaliação Geral está disponível no Sistema de Questionários.
Quem pode participar?
A avaliação busca ouvir todos os segmentos da universidade. Estão convidados a responder os questionários:
- Discentes do ensino médio e técnico, da graduação e da pós-graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância;
- Servidores docentes;
- Servidores técnico-administrativos em educação.
O que há de novo na avaliação?
Para garantir a comparabilidade dos dados ao longo do tempo, a edição de 2025 mantém como base os mesmos instrumentos utilizados em 2019 e 2023, preservando a série histórica com apenas alterações pontuais.
A principal novidade desta edição é a inclusão de uma seção específica para a avaliação da Moradia Estudantil. O novo bloco permitirá um diagnóstico focado e detalhado sobre esse serviço de assistência estudantil.
Mais motivos para participar
Para servidores e estudantes:
A participação se transforma em investimento direto. A CPA utiliza os índices de participação como um dos principais critérios para distribuir recursos financeiros entre os Centros, Colégios e Campi. Quanto maior a adesão, mais verba a unidade terá para investir em melhorias apontadas pelos próprios respondentes.
A resposta também orientam melhorias concretas. A Avaliação Geral é a ferramenta para analisar múltiplos aspectos da UFSM e, por isso, o instrumento é extenso. É por meio dele que a gestão central, direções de unidade e coordenações de curso identificam com precisão os pontos que precisam ser aprimorados.
O processo avaliativo fortalece o diálogo institucional. As pesquisas constituem um dos principais instrumentos de escuta qualificada da universidade, contribuindo para uma gestão mais transparente e participativa.
Os dados da pesquisa alimentam indicadores que embasam o planejamento estratégico institucional. As respostas integram o Plano de Metas e ajudam a alinhar os objetivos de longo prazo definidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
No caso dos estudantes, a autoavaliação institucional é componente obrigatório nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Altos índices de participação reforçam a cultura avaliativa da instituição e podem influenciar positivamente indicadores como o Conceito de Curso (CC) e o Conceito Institucional (CI).
Acompanhamento da participação
É possível acompanhar a participação do curso e/ou unidade no site da Avaliação Institucional.
Resultados anteriores
Os resultados das pesquisas de 2023 e 2019 também estão disponíveis no site da Avaliação Institucional.
Contato
Em caso de dúvidas, entre em contato com a CPA pelo e-mail cpa@ufsm.br. Cada unidade conta ainda com uma Comissão Setorial de Avaliação (CSA), responsável por difundir o processo avaliativo em seus respectivos espaços de ensino. Procure a CSA da sua unidade para saber mais.