As provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2026 continuam neste domingo (11). Pela manhã, os portões abriram às 7h. O início estava previsto para as 8h, mas foi atrasado em 15 minutos devido ao trânsito intenso na chegada ao Campus Sede. As provas seguem até as 11h15, contemplando conteúdos referentes ao segundo ano do Ensino Médio. Neste ano, foram registrados 13.760 inscritos no Vestibular, e 5.059 inscritos no PSS 1.
As provas tiveram início no sábado (10) pela tarde, com conteúdos referentes ao 1º ano do Ensino Médio e o tema “Geoparques”. Além do campus de Santa Maria, as provas do Vestibular também são aplicadas nos municípios de Cachoeira do Sul (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Frederico Westphalen (RS), e Palmeira das Missões (RS). Já a prova do PSS é aplicada também nos municípios de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Cachoeira do Sul (RS), Caxias do Sul (RS), Frederico Westphalen (RS), Palmeira das Missões (RS), Passo Fundo (RS), Porto Alegre (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Pelotas (RS) e Uruguaiana (RS).
Relatos dos candidatos

As amigas Cecília da Silva, de 18 anos, que pretende cursar Física Licenciatura, Alice Falcão, de 17 anos, que pretende cursar Odontologia, e Fernanda Olgos, de 18 anos, que pretende cursar Engenharia Química, vieram de Sant’ana do Livramento para prestar o vestibular, e explicam que compartilhar experiências semelhantes ajuda com o nervosismo. “Tenho certeza que a nossa ansiedade está sendo igual. Porque sabemos como é difícil sair da nossa cidade e vir para cá tentar algo novo. Nós compartilhamos esse mesmo sentimento de coisas novas que estão vindo por aí”, comenta Cecília.
Elas disseram que acharam as questões complexas, mas que estão mais tranquilas para a prova de hoje do que estavam para a do dia anterior. “Esses conteúdos [da prova da manhã] estão mais próximos do que a gente viu na escola, no ano passado, já que ontem foram conteúdos do primeiro ano”, explica Alice. Cecília relata ainda que a decisão de fazer o vestibular da UFSM veio por ser uma universidade localizada na região central, e pelas diversas oportunidades dentro dos cursos. “É um fator importante para ir e voltar, ver nossas famílias. Também porque a Universidade em si é muito abrangente, com muitas pessoas de diferentes lugares do país, do mundo e são muitas propostas e projetos que vamos ter oportunidade aqui por ter essa variedade muito grande”, relata Cecília.

Já os amigos Gustavo Monter, de 17 anos, que pretende cursar Ciências Biológicas, Nicolas Espanhol, de 18 anos, que pretende cursar Ciências da Computação, e Raíssa da Silva, de 18 anos, que pretende cursar Engenharia da Computação, vieram do município de São Jorge, e viajaram juntos para prestar o vestibular da UFSM. “Nós estudamos juntos na mesma escola a vida inteira, e temos o mesmo objetivo de passar na federal”, comenta Gustavo.
Eles compartilham que estão mais nervosos para o segundo dia de prova. “O que me deixa um pouco mais apreensiva sobre o segundo dia é ser um dia mais longo, com prova de manhã e de tarde”, disse Raíssa. Os três também relatam que gostaram muito da estrutura e de como o campus é arborizado, e que isso deu “ainda mais vontade de passar”.

Trazendo um pouco de descontração para o momento de nervosismo, Sara Lopes de Souza, natural de Ibirubá e de 18 anos, e Daniel Brum, de 20 anos e natural de Tupanciretã, que vão prestar o vestibular para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia da Computação, respectivamente, relatam que já se conheciam, mas se encontraram inesperadamente no campus, para fazer a prova do vestibular no mesmo prédio, no Colégio Politécnico.
“Nós nos esbarramos por aqui, foi bem engraçado. Acabei vendo ela e mandei mensagem no Instagram, perguntando se era ela, porque tinha visto alguém muito parecido, e no fim era ela mesmo”, relata Daniel. Eles contam que a proximidade com os seus municípios e o ensino de qualidade foi o que os levou a fazer a prova.
Última prova do Vestibular/PSS ocorre pela tarde
Pela tarde, será aplicada a terceira e última prova do Vestibular, assim como a prova do PSS3. Os portões abrem às 12h30, e a prova ocorre das 13h30 às 18h30, com conteúdos referentes ao 3º ano do Ensino Médio, mais a redação.
Texto: Giulia Maffi, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias.
Fotos: Felippe Richardt
Edição: Ricardo Bonfanti