Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Associação de Pós-graduandos tem nova diretoria



No dia 10 de julho de 2013, a Associação de Pós-graduandos (APG) da UFSM elegeu sua primeira diretoria. Duas chapas concorreram às eleições, que obtiveram um número total de 352 votos. Contra a chapa 1, "Recomeçar", a chapa 2, chamada “APG Agora!”, foi a vencedora, com 200 votos.

A categoria dos estudantes de Pós-Graduação se encontrava sem uma representação até recentemente. Alguns movimentos na década passada conquistaram, por exemplo, o acesso dos estudantes de pós-graduação ao Benefício Socioeconômico. Apesar dos esforços, a representação da categoria não foi consolidada. Foi em setembro de 2012 que um grupo formado por oito estudantes de pós-graduação, de diversos cursos, realizou a primeira reunião GT Pró-APG. Posteriormente, o grupo cresceu, reunindo mais de 30 membros. Enfim, a assembleia de fundação da APG aconteceu em 17 de abril de 2013.

Com a convicção de que os estudantes de pós-graduação necessitavam de uma entidade representativa o mais breve possível, surge o nome "APG Agora!" da chapa 2. De acordo com Amalia Cardona Leites, membro da coordenação geral da chapa, durante a averiguação da proposta de criação imediata da APG, surgiram intervenções na planária que atrasariam por mais seis meses a criação da entidade. Contrários a isto, os atuais integrantes da chapa se reúnem e propõem a retomada imediata das atividades, já que as demandas da categoria são muitas e são diversas.

Entre o papel e os objetivos da chapa que assume a diretoria da APG, Amalia cita a representação das demandas dos estudantes de pós-graduação de forma crítica, e com autonomia frente aos governos: "Acreditamos na importância de uma APG diversificada, que contemple as diferentes demandas das diferentes áreas do conhecimento, bem como incorpore a diversidade de pensamentos no sentido de ampliar as possibilidades de solução de problemas e/ou demandas dos pós-graduandos.", completa Amalia.

As propostas da "APG Agora!" incluem a luta pela representação dos pós-graduandos nos conselhos superiores da UFSM, como o Cepe; a criação de uma página institucional da APG/UFSM, para torná-la um espaço de divulgação de informações e atividades relacionadas à categoria na UFSM e no Brasil; a reivindicação de um espaço físico para a APG/UFSM; em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, organizar um espaço de divulgação de oportunidades internas e externas à universidade, relacionadas à pós-graduação. Entre outras, incentivar as discussões sobre a categoria dentro da própria UFSM, e seus interesses no país; defender a ampliação do acesso à assistência estudantil, como por exemplo, o número de vagas na moradia estudantil e a abertura do Restaurante Universitário durante o período de férias; estreitar e qualificar as relações da APG com órgãos institucionais como pró-reitorias e entidades representativas, como DCE, Assufsm e Sedufsm.

Com cerca de 10 membros, a chapa "APG Agora!" foi empossada no dia 18 de julho. A gestão assume a diretoria da APG durante o período de um ano.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Myrella Allgayer.

Edição: Ricardo Bonfanti.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11260

Publicações Recentes