Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empresa da Incubadora Tecnológica é selecionada no programa Start-Up Brasil



A expressão start up rompeu as barreiras do jargão das áreas econômica e tecnológica e está cada vez mais presente nos meios de comunicação de massa. Geralmente associado a empreendimentos relacionados com a informática, o termo é usado para designar empresas, na maioria recém-criadas, em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. Nestas características se encaixa, por exemplo, a Chip Inside, com sede na Incubadora Tecnológica de Santa Maria. Na última semana, ela ganhou destaque como a única empresa do interior do Rio Grande do Sul contemplada no programa Start-Up Brasil, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O projeto que a Chip Inside inscreveu no programa emprega a alta tecnologia da informática e das telecomunicações para melhorar a produtividade de um ramo típico da “velha economia”: a criação de gado leiteiro. A empresa criou uma coleira que monitora o nível de atividade, ócio e ruminação de uma vaca. Instalando uma antena em sua propriedade e colocando uma destas coleiras no pescoço de cada vaca de seu rebanho, um criador poderá detectar por computador, por exemplo, quando um animal está no cio ou quando apresenta sintomas de estar doente.

Com os dados colhidos pelo chip instalado na coleira, é possível saber o padrão comportamental de cada animal do rebanho. Mesmo estando longe de sua propriedade, o criador poderá saber quando uma vaca está com alguma alteração significativa em seu comportamento. Alimentar-se adequadamente, receber tratamento com mais rapidez em caso de doença e acasalar no tempo propício significa maior qualidade de vida para o animal, que assim produz mais leite, com mais qualidade e por mais tempo, aumentando os ganhos do criador.

O lançamento do produto será na Expointer, onde a start up santa-mariense terá um estande. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias do país, neste ano o evento ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro. Para comercializar o produto, a Chip Inside terá o auxílio de uma “aceleradora”. Assim são chamadas no programa Start-Up Brasil empresas com inserção no mercado, nacionais ou estrangeiras, que vão auxiliar as start ups a vender as suas ideias.

Este auxílio se dará por meio da compra de uma porcentagem das ações da start up pela aceleradora, que também poderá ajudar a empresa iniciante de outras formas: oferecendo treinamento, dinheiro, know-how e assistência, bem como emprestando o seu nome e credibilidade. Atualmente a Chip Inside se encontra em fase de negociação com uma das nove aceleradoras inscritas no programa.

Cada start up selecionada no programa também vai contar com um incentivo de até R$ 200 mil para a contratação de mão-de-obra. No caso da Chip Inside, estes recursos vão possibilitar que a empresa quase dobre o seu número de colaboradores. De acordo com Thiago Martins, um dos sócios da empresa, a previsão é de que este dinheiro seja investido na contratação de aproximadamente 15 novos funcionários. Hoje a Chip Inside conta ao todo com 20 colaboradores.

Para que esta expansão seja possível, a Chip Inside pretende ter um espaço próprio no Polo Tecnológico da UFSM, embora a sua sede continue na Incubadora Tecnológica. É lá que a empresa se encontra desde 2010, ano de sua criação. A ideia de criá-la surgiu da atuação de dois de seus sócios, os irmãos Thiago e Leonardo Martins, no Grupo de Microeletrônica (Gmicro) da UFSM. Mais informações sobre este e outros projetos desenvolvidos na Chip Inside encontram-se em sua página na internet: chipinside.com.br.

Selecionadas – Ao todo, 908 empresas nacionais e estrangeiras inscreveram-se no programa Start-Up Brasil. Das primeiras 56 selecionadas, cinco são gaúchas e 11 são do exterior. A lista completa pode ser acessada aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11332

Publicações Recentes