A Comissão Permanente de Vestibular da UFSM (Coperves) divulgou no dia 28 de agosto o número de candidatos para o Vestibular 2013. As inscrições, encerradas no dia 16 de agosto, totalizam 25.520 candidatos para o Processo Seletivo Único, e 18.857 para o Processo Seletivo Seriado.
De acordo com o professor Rosenei Felippe Knackfuss, membro da Coperves, o número de inscritos é compatível às expectativas da Comissão: houve um aumento de cerca de 1200 candidatos. Ainda que as cidades de Porto Alegre e Bagé não sejam municípios-sede em 2013, ocorreu uma procura maior por parte dos concorrentes em Torres e Caxias do Sul, como Knackfuss ressalta.
O Vestibular 2013 da UFSM conta com 17 municípios-sede, além de Santa Maria. Para realizar as provas em outras cidades, a Coperves realiza uma triagem das maiores instituições do município interessado em sediar o vestibular. Após, é feita a distribuição dos candidatos, conforme o local de sua escolha, fase em que a Coperves trabalha no momento. Posteriormente, serão realizadas reuniões presenciais com a prefeitura do município-sede, com a Polícia Federal, Brigada Militar, e Secretarias de Educação e Saúde. Este processo será realizado durante o final do mês de setembro e na primeira quinzena de outubro. Uma parceria já esta formada com o Exército e a Brigada Militar para a guarda das provas em cada cidade.
Santa Maria ainda abriga o maior número de candidatos, com 19.530 a realizarem a prova na cidade. É seguida de Santa Rosa, com 2086, e Passo Fundo, com 2050 inscritos. Quanto aos vestibulandos que se inscreveram por cotas, é importante ressaltar que as entrevistas são realizadas com a Comissão de Verificação da UFSM. O candidato que não for compatível à cota de sua escolha não é excluído do concurso, apenas concorrerá com a sua segunda opção de acesso. As entrevistas com os candidatos à Cota B estão em processo, e o inscrito pode verificar os detalhes no site da Coperves.
O Vestibular 2013 da UFSM ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de dezembro de 2013.
Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.
Edição: Lucas Durr Missau.