O 5º Simpósio Internacional de Climatologia (5º SIC), que foi realizado ente os dias 15 e 19 de setembro, em Florianópolis (SC), debateu temas relacionados às ciências atmosféricas. Na ocasião, o curso de Geografia marcou presença com a apresentação do trabalho “Comparação entre um Abrigo Meteorológico de Baixo Custo (ABC) e a Estação Meteorológica oficial do INMET em Santa Maria – RS”.
Para o evento, os inscritos enviaram apenas trabalhos na forma de resumo. Durante a apresentação dos trabalhos, a Comissão Científica ficou encarregada de selecionar os 15 melhores trabalhos para compor uma edição especial da Revista Ciência & Natura (CCNE/UFSM) com os trabalhos premiados na edição do 5º SIC-2013. Dentre os 15 trabalhos, o artigo dos alunos Ismael Luiz Hoppe, Amanda Comassetto e João Paulo Delapase Simioni, orientados pelo professor Cássio Arthur Wollmann, foram premiados para enviarem o artigo na versão completa.
O trabalho dos alunos e orientados pelo professor consistiu em comprovar a eficiência da utilização de um abrigo meteorológico de baixíssimo custo para utilização em trabalhos de campo, muito comuns para a Geografia. Segundo, o artigo, o abrigo criado pelo grupo tem uma confiabilidade superior à 95% e pode ser adquirido por um preço até 90% menor em comparação com instrumentos oficiais das Estações Meteorológicas.