Os professores Eduardo Flores e Rudi Weiblen, ambos do Setor de Virologia da UFSM, participam como colaboradores de um projeto de pesquisa recentemente aprovado pela Bill & Melissa Gates Foundation. O projeto será desenvolvido nos próximos três anos em parceria com duas instituições de ensino norte-americanas, as universidades de Illinois e Nebraska. A proposta é produzir vacinas recombinantes contra doenças víricas que afetam pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) para uso em países subdesenvolvidos, sobretudo na África.
Em um primeiro momento, o objetivo dos pesquisadores é construir vírus vacinais recombinantes e demonstrar que a vacinação confere proteção prolongada, sem a necessidade de revacinações periódicas. Esta primeira etapa do projeto terá financiamento de aproximadamente 200 mil dólares. Caso se obtenha sucesso nela, haverá uma segunda etapa com financiamento superior a 1 milhão de dólares.
O projeto em questão intitula-se A One Dose Vaccine that Prevents Many Viral Diseases of Domestic Livestock in Perpetuity. Ele foi aprovado em uma chamada do programa Grand Challenges in Global Heatlh, por meio da qual serão financiados projetos de pesquisa que busquem novas soluções em saúde humana e animal.
Os dois professores da UFSM vão trabalhar em parceria com os pesquisadores Daniel Rock e Gustavo Diel, ambos da Universidade de Illinois, e com o pesquisador Gustavo Delhon, da Universidade de Nebraska.