O Centro de Educação (CE) convida os seus alunos e servidores para uma celebração de Natal durante toda a tarde desta sexta-feira (29). Buscando aliar práticas sustentáveis solidárias, o evento terá a participação de índios kaingang da Aldeia Três Soitas em oficinas, apresentações musicais e uma feira de artesanato. Encerrando a programação, haverá uma mesa compartilhada de alimentos naturais, no hall do CE – prédio 16 do campus de Santa Maria.
A programação começa às 13h30min, com uma oficina de cestaria, a ser ministrada pelos índios no Espaço Recombinante, o qual está instalado no jardim de esculturas do CE. Simultaneamente, ocorre uma feira de artesanato com artefatos produzidos na aldeia. A seguir, às 14h, haverá uma intervenção artística kaingang no projeto Club del Dibujo no Espaço Recombinante. No mesmo local, será servido às 15h um lanche para as crianças da aldeia. Logo depois, os pequenos indígenas dirigem-se ao hall do CE, onde vão participar de atividades de interação com as crianças da Creche Ipê Amarelo.
No hall do prédio, a partir das 17h, acontece uma espécie de resumo das atividades do dia, com a montagem da Mesa Saudável e Compartilhada. Servidores e alunos do CE estarão encarregados de trazer alimentos e sucos naturais, para serem repartidos com toda a comunidade, que vai saborear ainda um coquetel de frutas. A mesa compartilhada será um momento de descontração, proporcionando a troca de receitas saudáveis e naturais, sorteio de brindes, apresentações musicais e feira de artesanato indígena.
A proposta do evento surge a partir da publicação de um decreto pelo governo do Rio Grande do Sul, o de N° 50.725/2013. O decreto institui um grupo de trabalho para elaborar um plano estadual de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino das histórias e das culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail assessoriace@gmail.com ou na página do CE no Facebook: www.facebook.com/ceufsm.