Desde o final da manhã de segunda-feira (23), o professor Paulo Afonso Burmann é oficialmente o 11º reitor da história da UFSM. Acompanhado do seu vice, o professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, e de uma comitiva de assessores e apoiadores, Burmann viajou a Porto Alegre para ser empossado no cargo pelo ministro em exercício da Educação, Henrique Paim. De volta a Santa Maria, em seu primeiro ato à frente da universidade, o novo reitor empossou em seus cargos 20 integrantes de sua equipe.
Burmann tomou posse no cargo de reitor da UFSM em cerimônia realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no gabinete do reitor daquela instituição, Carlos Alexandre Netto, o qual foi o primeiro a manifestar-se durante a solenidade. A ele seguiu-se o pronunciamento do agora ex-reitor da UFSM Felipe Müller, que desejou ao seu sucessor no cargo “que possa daqui a quatro anos dizer que entrega uma universidade melhor do que a que ele recebeu”. Foi então que Burmann assinou o seu termo de posse, ao que se seguiu a sua primeira manifestação como reitor:
“É preciso conciliar, é preciso avançar, é preciso planejar, é preciso criar e é preciso estar comprometido com os rumos da excelência e com um novo modelo de gestão. Uma gestão onde o ensino, a pesquisa e a extensão estejam voltados tanto para a geração do conhecimento quanto para o bem-estar das pessoas. Estamos focados em projetar uma universidade voltada para o futuro, capaz de se estabelecer entre as melhores instituições do nosso país, e ao mesmo tempo inserida socialmente. Queremos uma universidade onde a autonomia seja o resultado da participação, do diálogo e das decisões da sua comunidade.”
Ao ministro interino, Henrique Paim, coube encerrar a cerimônia de posse. Foram estas as palavras que dirigiu ao novo reitor: “o Ministério da Educação vai estar à sua disposição para o que precisar, o que for necessário para que a UFSM cresça cada vez mais”.
Embora estando a cerca de 300 km de distância da capital gaúcha, a comunidade acadêmica da UFSM pôde acompanhar a cerimônia de posse pela Rádio Universid
ade, TV Campus e Multiweb, que transmitiram a solenidade ao vivo.
Posse da nova equipe – No início da noite, já de volta a Santa Maria, a expectativa pairava no ar dentro do Gabinete do Reitor da UFSM, cujas instalações estavam repletas de apoiadores, familiares e amigos de Burmann e Bayard. Era aguardada com ansiedade a entrada de ambos, pela primeira vez como dirigentes máximos da instituição, no recinto desde o qual vão comandar os rumos da universidade pelos próximos quatro anos.
Logo após a sua chegada, deu-se início a mais uma solenidade, na qual o reitor empossou os novos ocupantes de alguns dos principais cargos de direção da universidade. Antes das nomeações, o novo secretário-geral do Gabinete do Reitor, Marionaldo da Costa Ferreira, anunciou o dia 10 de janeiro como a data prevista para a cerimônia de transmissão do cargo de reitor. O local da solenidade ainda não está definido.
A primeira a ser nomeada foi a nova pró-reitora de Gestão de Pessoas, a administradora Neiva Cantarelli. Daí em diante, coube a ela anunciar, um por um, os demais servidores que seriam empossados nessa noite. A primeira portaria que ela leu, ao ser assinada pelo reitor, foi a que nomeava o professor Paulo Bayard como o novo vice-reitor. A esta, seguiu-se a leitura e assinatura das demais portarias.
O reitor então começa o seu último discurso do dia, que ele próprio interrompe pouco depois para homenagear um antecessor seu no cargo, o ex-reitor Tabajara Gaúcho da Costa, que comandou a UFSM de 1989 a 1993. Burmann solicita-lhe a presença ao seu lado durante o seu pronunciamento, ao que foi prontamente atendido. Prosseguindo em sua manifestação, ele falou sobre a dificuldade da escolha da equipe, dada a qualidade dos quadros disponíveis na instituição.
“Diante do extraordinário grau de qualidade e valor que nós temos distribuído em toda essa instituição, achamos que selecionamos o que tínhamos de mais qualificado e mais comprometido com o projeto que nós defendemos.”
Burmann também lançou um desafio:
“Nós temos absoluta segurança que daqui a quatro anos… eu diria que (nem daqui a quatro anos) daqui a dois anos nós teremos uma universidade com certeza melhor que a que nós estamos recebendo hoje. E esse desafio está posto para cada um de nós.”
O reitor lamentou a perda do professor João Francisco Coelho de Oliveira, que morreu em um acidente de trânsito na última quinta-feira (19), um dia após ser anunciado como futuro secretário de Apoio Internacional.
“Lamentamos a perda que tivemos antes mesmo de iniciarmos a nossa gestão, de uma pessoa que nós aprendemos a admirar e a valorizar o seu entusiasmo e o seu empenho.”
Para encerrar a solenidade, o vice-reitor falou das suas expectativas quanto ao futuro da instituição:
“Eu tenho certeza que com vocês nós estamos, sim, construindo a universidade do futuro. A nossa universidade começa aqui a ser uma das melhores deste país, e assim ela vai se formar.”
Já havia sido divulgada na semana passada uma lista com nomes que assumiriam cargos no primeiro escalão da UFSM nesta nova gestão. É possível que sejam assinadas ainda hoje (24) novas nomeações para cargos de direção da universidade. Está disponível abaixo a relação completa dos integrantes da equipe do novo reitor que foram empossados na segunda-feira, na ordem em que tomaram posse:
– Neiva Maria Cantarelli, pró-reitora de Gestão de Pessoas
– Paulo Bayard Dias Gonçalves, vice-reitor
– Getúlio Rocha Retamoso, chefe de gabinete
– Marionaldo da Costa Ferreira, secretário geral do Gabinete do Reitor
– Martha Bohrer Adaime, pró-reitora de Planejamento
– Paulo Renato Schneider, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa
– Teresinha Heck Weiller, pró-reitora de Extensão
– Albertinho Luiz Gallina, pró-reitor de Graduação
– João Batista Dias de Paiva, pró-reitor de Assuntos Estudantis
– José Carlos Segalla, pró-reitor de Administração
– Benoine Josué Poll, pró-reitor (temporário) de Infraestrutura
– Caio Cesar Piffero Gomes, assessor de assuntos estratégicos
– Nelson Ortiz Bittencourt, diretor do Departamento de Contabilidade e Finanças
– Alessandra Daniela Bavaresco, diretora do Departamento de Material e Patrimônio (Demapa)
– Lenir Fátima Chiapinotto, pró-reitora adjunta de Administração
– Luciana Flores Batistella, pró-reitora adjunta de Graduação
– Agueda Palmira Castagna de Vargas, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa
– Frank Leonardo Casado, pró-reitor adjunto de Planejamento
– Paula Borges Tronco, pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas
– Jane Dalla Corte, pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis