A 1ª Turma da Licenciatura em Teatro da UFSM colou grau no último sábado (20), no Salão Imembuí, no prédio da Administração Central.
O curso foi criado em 2008 no âmbito do plano de Reestruturação das Universidades Federais (REUNI), lançado pelo governo federal em 2007. A primeira turma ingressou em 2010. O objetivo da criação foi o de recuperar um espaço que a área de Artes Cênicas ocupava anteriormente, pois no período compreendido entre 1978 e 1995 havia um curso de Licenciatura em Artes Cênicas no Centro de Artes e Letras, que foi substituído posteriormente pelo Bacharelado em Artes Cênicas.
Como conseqüência, houve um esvaziamento de professores de teatro nas escolas da região Central do Rio Grande do Sul, pela falta de professores qualificados para tal, e a ocupação desta lacuna por profissionais de outras áreas, uma vez que os profissionais em teatro formados nos bacharelados não tinham como ingressar na carreira pública do magistério nas redes de ensino municipal e estadual, por não terem formação pedagógica.
Considerando ainda que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, tanto no ensino fundamental, como no ensino médio, a área de Artes deve ser componente obrigatório dos currículos, o que gera uma conseqüente necessidade de profissionais devidamente capacitados para o exercício da docência em arte, e pela constatação da existência também de uma demanda criada pelo mercado de trabalho para o ensino de teatro em instituições culturais e comunitárias (associações, ONGs, secretarias de cultura, entre outras), através de oficinas de teatro e coordenação de grupos de teatro amador e ações culturais diversas, decidiu-se pela criação do Curso de Licenciatura em Teatro.
Essa iniciativa completa agora o seu primeiro ciclo com a formação desses profissionais que ingressam no Mercado de Trabalho:
– DEIVIDE MILLANI GONÇALVES
– DULCE MORSCHBACHER
– FERNANDA SALDANHA
– JOSIANE MEDIANEIRA SOARES
– JULIERMIS MESSIAS DE ARAUJO
– LUIS GUSTAVO PAROLI CHIAPPA
– MARINA DUTRA COLVERO
– RAFAEL CARDOSO JACINTO
– TAINÁ HAAS THEIS
– VERA MÁRCIA MENEZES DE MESQUITA
No dia 15 de janeiro, às 10h, será realizada a Colação de Grau de Gabinete do Centro de Artes e Letras, no Auditório do CCR, quando se formarão mais duas acadêmicas do Curso de Licenciatura em Teatro: Marcele da Silva do Nascimento e Mari Sarita de Carvalho Fernandes.
