O governador, José Ivo Sartori, e o vice, José Paulo Cairoli, estiveram reunidos com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, e com o vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves, na tarde desta terça-feira (31).
Sartori esteve na cidade, acompanhado de secretários de governo, com a Caravana da Transparência, que percorre nove cidades do Rio Grande do Sul para detalhar a situação das contas públicas do Estado.
Durante o encontro, o reitor expôs a Sartori o resultado da reunião da qual participou, em Porto Alegre, na última segunda-feira (30). Ele esteve reunido com deputados federais da bancada gaúcha sobre a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais.
Além disso, Burmann e Bayard reafirmaram a disposição da universidade em uma parceria com o governo do Estado, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e União, para colocar em funcionamento o Hospital Regional.
Foi apresentado ao governador, ainda, um Projeto de Lei Complementar protocolado pelo deputado estadual Jorge Pozzobom, que esteve presente na reunião. O projeto visa a criação de uma microrregião, formada pelas cidades onde há atuação da UFSM, para a regularização da situação dos servidores que hoje são lotados em Santa Maria e atuam nessas cidades.
O detalhamento sobre a situação das contas do Estado ocorreu durante o Fórum Regional dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede), que reuniu representantes dos Coredes Central, Jacuí Centro, Alto Jacuí e Vale do Jaguari, no auditório do Centro de Tecnologia.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor
