Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ctism lançou livro e memorial virtual de São João do Polêsine



O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (Ctism) lançou recentemente o livro “História de São João do Polêsine – Desde o Início de Sua Colonização até o Ano de 1936”, em parceria com a prefeitura de São João do Polêsine. A divulgação ocorreu na abertura da 60ª edição da Festa Regional do Arroz, tradicional festividade municipal, no último dia 15, no salão paroquial da cidade. Na mesma ocasião, foi apresentado à comunidade polesinense o Memorial Virtual de São João do Polêsine.

O livro consiste na reprodução de um manuscrito elaborado por Antônio Ceretta (1868-1943), primeiro professor de São João do Polêsine, que conta a história da localidade desde a chegada dos imigrantes italianos que a fundaram até 1936. O livro foi organizado pela professora Roselene Pommer e pelo acadêmico de História Ricardo Kemmerich.

Já o Memorial Virtual será uma plataforma online que contará a história da cidade por meio de textos, mapas, fotos antigas e depoimentos de habitantes. O ambiente virtual do memorial foi criado por Kemmerich e pelo acadêmico Jean Raguzzoni.

No evento, o diretor Luciano Caldeira Vilanova entregou exemplares da obra à prefeita de Polêsine, Valserina Gassen, que representou simbolicamente a comunidade do município. Valserina, por sua vez, entregou exemplares à neta de Ceretta, Honorina Ceretta. 

Participaram do trabalho e ajudaram no atendimento no estande do Ctism no evento os bolsistas Ricardo Kemmerich, Jean Raguzzoni, Zípora Rosauro, Talia Tomazi e Rossano Dias.

Fotos: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-20993

Publicações Recentes