Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançado livro sobre comunicação e cultura em comunidades indígenas



A obra “Conectando saberes: experiências de comunicação e cultura nas comunidades indígenas de Santa Maria” foi organizada pelo professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, por meio da Incubadora Social.

Na primeira parte apresenta “Reflexões teórico-práticas sobre culturas indígenas”, com artigos teóricos que tratam da pauta indígena; o relato de uma experiência de fotojornalismo em uma das comunidades de Santa Maria; assim como o relato dos mestrandos Mariana Henriques e Rogério Saldanha, que fizeram docência orientada na disciplina de Comunicação e Cultura e co-orientaram o trabalho de campo realizado; além de uma matéria elaborada pelo jornalista Tiago Miotto, da Revista O Viés, quando da cobertura do 11º Acampamento Terra Livre, realizado em abril de 2015.

Na segunda parte, a obra apresenta parte dos trabalhos que compuseram a primeira edição da exposição “Olhares Sobre a Cultura Indígena em Santa Maria”, cujo propósito foi o de retratar o cotidiano dos indígenas residentes no município de Santa Maria, através de produtos midiáticos, com diferentes registros e olhares organizados em sessões, para apresentar a temática indígena por meio da comunicação e da cultura. A exposição é fruto do trabalho realizado por, aproximadamente, 100 acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da UFSM, na disciplina de Comunicação e Cultura.

O livro tem o projeto gráfico e diagramação de Rafael Saggin Alves, acadêmico do curso de Produção Editorial, e está disponível para download gratuito aqui

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-21064

Publicações Recentes