Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Pedido de inclusão do nome social já pode ser feito na UFSM



No último dia 30, foi divulgada a resolução que garante o uso do nome social por travestis e transexuais no âmbito da UFSM. Em março, o Conselho Universitário (Consu) da UFSM aprovou por unanimidade o uso do nome social por servidores, estudantes e usuários da Instituição.

O nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica e é reconhecida na sua comunidade e meio social, uma vez que seu nome não reflita a sua identidade de gênero. O nome social pode ser diferente do nome de registro civil no prenome (aquele que antecede o sobrenome) e no agnome (nomes do tipo Filho, Sobrinho, Neto, que têm a função de diferenciar pessoas com o mesmo prenome e sobrenome), devendo apenas sere mantido o sobrenome.

Os servidores que desejam solicitar de inclusão ou retirada do nome social, deverão protocolar um requerimento no Departamento de Arquivo Geral da UFSM e encaminhá-lo à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). O nome social poderá ser utilizado em cadastro de dados e informações de uso social; comunicações internas; endereço eletrônico; crachá; lista de ramais e nome de usuários em sistemas de informática.

Para os alunos, a solicitação deve ser feita através de requerimento protocolado no Departamento de Arquivo Geral da UFSM e destinado a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) ou à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPGP), para, após análise, ser encaminhado ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca), para a alteração. 

O nome social, acompanhado do número de matrícula, será o único exibido em documentos de uso interno da UFSM, de visualização aberta ao público, como diários de classe, cadastros e carteiras de identificação estudantil, endereços eletrônicos, listas de presença, divulgação de notas e resultado de editais. Para a inclusão do nome social nos sistemas de controle acadêmico da UFSM no início do semestre letivo, o estudante deve protocolar seu pedido até 30 dias antes do inicio do semestre. A solicitação que acontecer durante o semestre será atendida no semestre subseqüente.

Os usuários da Universidade podem solicitar a inclusão ou retirada do nome social mediante requerimento protocolado no Departamento de Arquivo Geral da UFSM e com cópia do documento de identidade civil, aos órgãos da UFSM, conforme a vinculação com o usuário.

Menores de 18 anos que desejam incluir ou retirar o nome social devem apresentar uma autorização, por escritos, dos responsáveis legais.

A Resolução, que pode ser acessada neste link, foi aprovada pelo Conselho Universitário em 27 de março de 2015, começou a ser debatida ainda em 2014 e é resultado da construção coletiva entre representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Coletivo Voe de Diversidade Sexual, Gabinete do Reitor e Pró-Reitoria de Graduação.

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-21822

Publicações Recentes