O reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Paulo Burmann, participou de uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o Ministério da Educação, em Brasília, para tratar da questão do contingenciamento no Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap).
No início desta semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) emitiu um ofício circular para as universidades informando que o Programa de Apoio à Pós-Graduação passaria por uma readequação dos valores de custeio repassados para o ano de 2015. A decisão causou grande preocupação, pois os cortes chegavam a 75%.
De acordo com Burmann, na reunião o contingenciamento de 75% não foi confirmado. Porém, haverá uma liberação de valores em três parcelas, sendo que a última depende da retomada da arrecadação pelo governo. “Há uma previsão de contingenciamento de 10% caso a arrecadação não seja retomada”, explicou o reitor.
Segundo Burmann, mesmo o contingenciamento sendo menor ele é preocupante, pois envolve diretamente as verbas de custeio, que tratam de despesas fixas das universidades.
Texto: Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor