Neste sábado (25), no Theatro Treze de Maio, às 20h, os santa-marienses terão a oportunidade de assistir a um recital de canto, com árias e duetos de óperas interpretadas por cantores líricos de Santa Maria e Porto Alegre, com entrada franca.
O recital Árias e Duetos Favoritos faz parte das comemorações do centenário de José Mariano da Rocha Filho. Nascido no dia 12 de fevereiro de 1915, o fundador da Universidade Federal de Santa Maria completaria 100 anos em 2015. Oitavo filho de Maria Clara e José Mariano da Rocha nasceu em Santa Maria, na mesma casa em que viveu durante toda a sua vida.
José Mariano da Rocha Filho liderou o movimento pela interiorização do ensino superior no Brasil entre os anos de 1945 a 1973 e mudou a configuração da educação e a presença das universidades no Brasil e na América Latina.
Em 1945, quando Mariano da Rocha assumiu o cargo de diretor da Faculdade de Farmácia de Santa Maria existiam apenas cinco universidades públicas no Brasil, em 1973 ele deixou o cargo de reitor da UFSM com um panorama completamente distinto.
A Universidade de Santa Maria por ele idealizada e planejada foi concretizada em 1960, e significa a concretização de seus esforços pela interiorização, democratização e qualificação da educação superior no Brasil.
Em 1971 recebeu o título de Educador das Américas, proposto pelos reitores das universidades latino-americanas, em 1991 recebeu o título de Cidadão Santa-Mariense do Século concedido pela Câmara Indústria e Comércio e Câmara de Vereadores de Santa Maria e, em 1999, foi eleito um dos 20 gaúchos do Século XX.
O recital faz parte do Projeto Palco Treze do Theatro Treze de Maio, com o apoio da Fundação Eny e da Secretaria de Município da Cultura. O repertório é constituído por árias e duetos, que fazem parte de óperas apreciadas pelo Fundador da UFSM.
A interpretação é dos cantores Rosimari Oliveira (soprano), Cesare Barichello (tenor) e Daniel Germano (baixo).
Os duetos e árias que fazem parte do programa do recital são das óperas Madama Buterfly, Manon Lescaut, Tosca e La Bhoème de Giacomo Puccini e das óperas Nabuco, Ernani e La Força Del Destino de Giuseppe Verdi.
Confira o programa completo aqui.
Mais informações no site WWW.ufsm.br/marianodarocha.
Colaboração: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello
Fotos: divulgação



