O 30º Festival Internacional de Inverno da UFSM vem movimentando o distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine, desde domingo (26), quando foi realizada a abertura oficial.
A partir de segunda (27), estudantes e professores de diversos pontos do Brasil e de outros países vêm participando de diversas oficinas, concertos e cursos. São oportunidades de aprimoramento musical e de contato com professores provenientes de países como Espanha, Itália, Estados Unidos, Israel, Alemanha, entre outros.
Festival com inclusão social
O festival conta também com a presença de projetos de inclusão social. Nas tardes de terça (28) e quarta-feira (29), os projetos de música para crianças e jovens Orquestrarium, de Santa Maria, e a Orquestra Jovem de Tupanciretã participaram de uma oficina de orquestra, ministrada pelo regente Alessandro Munawek, doutorando da UFSM. O intuito foi incentivar os alunos, proporcionando um momento de aprendizado em um ambiente profissional com a presença de professores de renome internacional.
Na oficina, os alunos tiveram a oportunidade de aprender a prática da orquestra, e após a aula, assistiram ao ensaio da orquestra sinfônica. O público foi de cerca de 100 alunos.
Concertos abertos ao público
Outro destaque da programação são os concertos gratuitos e abertos ao público. Diariamente, são realizados recitais solo, de música de câmara, orquestra sinfônica ou orquestra de sopros. Os recitais de alunos ocorrem sempre às 12h, e os de professores, às 19h, no auditório do Centro Cultural Rainha dos Apóstolos (CCRA).
O concerto de encerramento do festival será no domingo (2), às 20h, no Theatro Treze de Maio, em Santa Maria. Confira a programação completa.
A realização do Festival de Inverno é do Departamento de Música do Centro de Artes e Letras (CAL), com promoção da UFSM, Universidade da Georgia (EUA), Prefeitura de São João do Polêsine e comunidade de Vale Vêneto. Paralelamente, acontece a 30ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto.
Mais informações no site www.ufsm.br/festivaldeinverno.
Confira galeria de fotos de Rafael Happke:





