O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o documento
que identifica e norteia o que é desenvolvido em uma instituição de ensino. Diz
respeito à filosofia de trabalho, à missão e às atividades acadêmicas
realizadas ou pretendidas. Desta forma, serve de base para o planejamento como
um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros de ensino, departamentos e
programas. Além disso, é o instrumento que o Ministério da Educação (MEC) e
outros órgãos de controle utilizam para avaliar a instituição.
A partir da Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, que
estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o MEC
introduziu como parte integrante do processo avaliativo das instituições de ensino
superior (IES) o seu planejamento estratégico, sintetizado no que se
convencionou denominar de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
O documento “Diretrizes para elaboração do PDI”, da
Secretaria de Educação Superior, de dezembro de 2004, apresenta orientação
geral contendo os eixos temáticos essenciais que devem compor um PDI.
Dentre eles, está missão, objetivos e metas da
instituição; projeto pedagógico; cronograma de implantação e desenvolvimento da
instituição e de cada um de seus cursos; indicação de eventuais inovações
consideradas significativas; perfil do corpo docente; organização administrativa
da instituição; infraestrutura física e instalações acadêmicas; oferta de
educação a distância; e oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado.
A Universidade Federal de Santa Maria trabalha na
elaboração de seu quarto PDI. O documento estabelecerá as metas e rumos da
instituição de
2026.
Dentre os desafios a serem vencidos e os serviços a serem
aprimorados estão a internacionalização; educação inovadora, transformadora e
com excelência acadêmica; inclusão social; desenvolvimento local, regional e
nacional; e gestão ambiental.
O primeiro PDI
O primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM
vigorou no período de
2005. O trabalho foi coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento.
O documento oficial, publicado em agosto de 2002, foi
elaborado a partir da metodologia prevista na Portaria n. 1.466, de 12 de julho
de 2001, e na ferramenta de Planejamento Estratégico adotada na época pela
gestão da UFSM.
As definições do primeiro plano surgiram em reuniões dos
gestores da administração central, que estabeleceram a missão, a visão de
futuro e os valores da UFSM, bem como os objetivos estratégicos para o período.
Os resultados da avaliação institucional do Programa de
Qualidade e Avaliação da UFSM, criado pelo Comitê Universitário, também foram
usados como diagnóstico para o estabelecimento das metas deste e dos PDIs
seguintes. Tal programa, vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor, foi
instituído pelo parecer n. 015/99, de 28 de abril de 1999.
O Programa de Qualidade e Avaliação da UFSM propôs uma
sistemática que contemplou duas ações básicas. Por um lado, previu a existência
de um Comitê Estratégico responsável pela criação de uma estrutura de
planejamento institucional, por coordenar o posicionamento estratégico da UFSM
diante do ambiente e por sustentar as ações da administração superior. Por
outro, visou incrementar a sistemática de aperfeiçoamento da rotina
administrativa e acadêmica através da criação de uma Comissão Executiva de
Avaliação Institucional e do Grupo Técnico de Apoio à Qualidade, coordenados
pelo Comitê Estratégico.
Dentro desses parâmetros, os primeiros resultados já
surtiram efeito, por meio da avaliação interna do ensino de graduação da UFSM,
ocorrida em 1999 e 2000.
O segundo PDI
O segundo PDI, que estabeleceu as metas da Instituição
entre 2006 e 2010, foi publicado oficialmente em abril de 2008. Assim como o
primeiro, foi elaborado sob a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento.
A metodologia adotada previa a realização, em março de
2006, de um seminário de planejamento da gestão 2006-2009. O evento tinha como
propósito elaborar o plano de gestão da UFSM para aquele período, e contou com
a participação dos dirigentes das unidades e subunidades da administração central
da UFSM.
Durante o seminário, a gestão apresentou as propostas de
diretrizes, indicadores, metas e ações para os quatro anos seguintes. Ainda
houve a formação de grupos de trabalho constituídos por membros de áreas
relacionadas, que discutiram e apresentaram para o grande grupo seus objetivos
e planos de ação.
As decisões tomadas foram encaminhadas à Pró-Reitoria de
Planejamento, que as expôs à administração central. A consolidação das metas e
rumos para o período entre 2006 e 2010 se deu após aprovação por parte do
Conselho Universitário.
O Plano de Gestão 2006-2010, que originou o segundo PDI,
apresentou uma visão geral da Instituição, demonstrando suas políticas de
ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa; de extensão; de atendimento aos
discentes; de práticas de educação a distância e de educação inclusiva.
O terceiro PDI
O terceiro PDI, vigente de
partindo da análise da documentação básica exigida pelo MEC para avaliação da
Universidade.
Para o desenvolvimento e elaboração deste PDI, buscou-se a
participação de diversos segmentos da comunidade universitária e também da
sociedade. Foram realizadas ações que ampliaram o diálogo e a integração com a
comunidade, tornando a construção do documento participativa. Para tanto, foram
promovidos seminários, painéis e visitas técnicas, com exposição de relatos e
experiências por parte de membros da UFSM e de outras universidades.
O processo pode ser sintetizado em três fases: busca de
conhecimentos e trocas de experiências com outras IES, como as universidades
federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Santa Catarina (UFSC), do Paraná
(UFPR), do Mato Grosso do Sul (UFMS), dentre outras; sensibilização da
comunidade universitária; e processo de elaboração do documento oficial do PDI.
Em todas as fases, houve a participação de gestores, servidores, estudantes e
comunidade externa.
Durante o período de elaboração, foi criada a marca do PDI
e preparada a campanha de divulgação do documento.
A Resolução n. 004/2016, de 11 de janeiro de 2016, aprovou
o aditamento ao PDI 2011-2015 da UFSM, ficando prorrogado o prazo de vigência
até o início do segundo semestre letivo de 2016. O PDI 2011-2015 pode ser
acessado aqui.
Texto: Andressa Motter, acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti
Foto de capa: Rafael Happke