A 15ª fase do Flores para Todos, maior projeto inclusivo da floricultura brasileira, foi encerrada no dia 28 de julho com recordes em número de participantes e de espécies cultivadas. Com início em 1º de março de 2025, essa etapa marcou um novo patamar no alcance do projeto, que é coordenado nacionalmente pelo professor Nereu Augusto Streck, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM.
Durante este semestre, participaram da iniciativa 58 famílias rurais e 18 escolas do campo, distribuídas em 78 municípios de oito estados: Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os novos participantes se somam às 404 famílias e 71 escolas de 221 municípios de 21 estados e do Distrito Federal que já integraram o projeto desde seu início, no primeiro semestre de 2018.
Segundo Nereu, os números inéditos confirmam a capilaridade e a contribuição do projeto para o desenvolvimento da floricultura brasileira, ao formar novos empreendedores e gerar conhecimento técnico adaptado às realidades locais. “Entregar mais um grupo de agricultores profissionais no cultivo sustentável de flores a nível de Brasil é a materialização da função social da universidade”, afirma o coordenador.
O sucesso da iniciativa depende do trabalho conjunto de instituições de ensino, pesquisa e extensão das cinco regiões do país, organizadas por meio das Equipes PhenoGlad, que viabilizam a implementação do projeto a cada semestre.
Números da 15ª fase
O detalhamento da produção na 15ª fase do Flores para Todos demonstra a diversidade de espécies e a amplitude geográfica da ação:
-
Gladíolo: 20 produtores, 3 escolas do campo, 2 feiras internacionais e 7 universidades e institutos federais em 27 municípios de 7 estados (MA, PI, PB, PE, AL, SE e RS).
-
Statice: 10 produtores, 1 universidade, 4 escolas do campo, 2 feiras internacionais e 1 centro de treinamento de agricultores, em 13 municípios de 2 estados (RS e MG).
-
Girassol de corte: 22 produtores, 11 escolas do campo, 2 feiras internacionais e 4 universidades e institutos federais, em 30 municípios de 8 estados (MA, PI, PB, PE, SE, MG, PR e RS).
-
Dália de corte: 1 produtor e participação em uma feira internacional, em 2 municípios do RS.
-
Ornithogalum: 5 produtores e presença em 2 feiras internacionais, em 6 municípios do RS.
Com foco em inclusão produtiva, educação no campo e sustentabilidade, o Flores para Todos segue consolidando sua missão de transformar realidades por meio da floricultura e da articulação entre universidade e sociedade.