Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGRI e Cineclube Lanterninha Aurélio promovem Ciclo de Cinema Árabe em setembro

Sessões acontecem sempre às terças-feiras, às 19h, na Cesma



imagem colorida horizontal com informações sobre o ciclo, tendo ao lado esquerdo uma foto do que parece ser uma mesquita grafitada em uma paredeDurante o mês de setembro, o Programa de Extensão Casa das Nações, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), em parceria com o Cineclube Lanterninha Aurélio, realiza o ciclo “Pelos Cinemas do Mundo Árabe”, uma mostra dedicada a dar visibilidade a produções cinematográficas de países árabes que, muitas vezes, permanecem à margem dos circuitos comerciais. As sessões acontecem sempre às terças-feiras, às 19h, no Auditório João Miguel de Souza (3º andar da Cesma – Rua Professor Braga, 55), com entrada gratuita.

A iniciativa propõe uma imersão crítica e sensorial em narrativas que transitam entre tradição e contemporaneidade, explorando temas como justiça, liberdade, gênero, memória e pertencimento. O cinema árabe, marcado por experimentação estética, denúncia social e reflexão cultural, revela as complexidades de povos e territórios atravessados por crises, resistência e criatividade incessante.

A programação traz cinco longas de diferentes países: “Intervenção Divina” (Palestina, já exibido), “Paradise Now (Palestina), “Cairo 678 (Egito), “Lemon Tree (Israel) e “Timbuktu (Mauritânia). Cada exibição será acompanhada de comentários de pesquisadores convidados, membros da comunidade administrativa, discente e docente da UFSM, favorecendo o debate e a troca de reflexões com o público.

Confira as próximas sessões:

Dia 9: “Paradise Now”

Hany Abu-Assad, Palestina, 2005, 90 min
Dois amigos palestinos recrutados como homens bomba se separam após a missão falhar; um deles tenta convencer o outro a desistir do atentado. Comentários: Aliah Campos Moh.

Dia 16: “Cairo 678”

Mohamed Diab, Egito, 2010, 100 min
Três mulheres egípcias vítimas de assédio diário se unem após uma delas reagir com violência, transformando-se em símbolo de resistência. Comentários: Letícia Ibrahim.

Dia 23: “Lemon Tree”

Eran Riklis, Israel, 2008, 106 min
Viúva palestina enfrenta o governo israelense para impedir a derrubada de seu pomar de limões, acusado de ameaçar a segurança de um ministro. Comentários: Neida R. Ceccim Morales.

Dia 30: “Timbuktu”

Abderrahmane Sissako, Mauritânia, 2014, 97 min
A vida pacífica de um pastor é destruída quando um conflito com um pescador leva a uma tragédia, colocando-o na mira de jihadistas que controlam a cidade. Comentários: Vitória M. Hussein.

Texto: Subdivisão de Comunicação do CCSH

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70379

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes