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O maior carro solar do mundo faz uma parada em Santa Maria

O Solar Butterfly já atravessou mais de 40 países para mostrar que o futuro renovável já é realidade



Ele chegou com 10 metros de comprimento, mais os seis metros do veículo que o rebocava, 80 m² de painéis solares com partes que abrem como asas e o formato de borboleta que carrega consigo uma mensagem: a necessidade de metamorfose dos combustíveis fósseis para fontes de energias renováveis. O Solar Butterfly, o maior veículo movido a energia solar do mundo, estacionou no Centro de Tecnologia da UFSM na manhã desta sexta-feira (19), onde foi recepcionado por professores e estudantes da Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

Fotografia colorida e horizontal que mostra dois homens fazendo sinal de positivo para a câmera. O homem à esquerda utiliza uma camisa azul e uma calça preta, enquanto o homem à direita utiliza um colete branco sobre uma camisa azul e calça cinza. Ao fundo é possível ver o trailer, que na sua parte frontal conta com olhos desenhados e antenas decorativas representando uma borboleta. A cor predominante da carroceria do trailer é preta e, sobre ela, há detalhes grafitados nas cores vermelha, verde, azul, laranja e branca.
Simon Hoffman e Reto Baumann vão percorrer mais de quatro mil quilômetros para chegar à COP 30 em Belém

O tour pela América do Sul começou em Montevidéu e tem como principal destino Belém, onde entre os dias 10 e 21 de novembro ocorre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30. “Todos os políticos do mundo estarão reunidos. Nós gostaríamos de apresentar a eles o projeto Solar Butterfly, mostrar as iniciativas que encontramos para mostrar que as soluções já estão aqui. É hora de parar de falar e começar a agir”, afirma Simon Hoffman, diretor de marketing do projeto Solar Butterfly.

O Solar Butterfly já percorreu mais de 86 mil quilômetros em 44 países desde que a equipe responsável pelo projeto partiu da Suíça, há quatro anos. Durante as viagens foram encontradas mais de 200 soluções sustentáveis para combater o aquecimento global, como sistemas de geração de energia e aquecimento em regiões frias, soluções em agricultura e outras práticas sustentáveis que não envolvem o consumo de combustíveis fósseis.

Sustentabilidade dentro da UFSM

A visita foi articulada pela docente do curso de Engenharia Elétrica Fernanda Carnielutti, para mostrar para os estudantes e professores algumas das soluções sustentáveis que o projeto tem encontrado em todo o mundo e que também podem ser encontradas na UFSM. “Aqui no Centro de Tecnologia, principalmente nos programas de pós-graduação, nós temos diversas linhas de pesquisa que trabalham com fontes de energia renováveis”, destaca a professora.

O Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (Gepoc), do qual a docente é uma das integrantes, realiza projetos com veículos elétricos e fontes de energia, tanto solar quanto eólica. O Instituto de Energia e Mobilidade (IEM) trabalha na otimização da geração de energia e da eficiência energética.

Foto horizontal que mostra um trailer rebocado por um veículo, ambos de cor predominantemente preta. Um dos integrantes do projeto (vestindo boné verde, calças cinza e um colete branco sobre uma camiseta azul) encontra-se de costas sob um dos painéis laterais do trailer.
O trailer é decorado com antenas e olhos de borboleta, animal símbolo do projeto. Chamam atenção também as suas “asas”, que consistem em painéis solares nas laterais

Outros exemplos são o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Reatores Eletrônicos (Gedre), que trabalha com eficiência energética e desenvolvimento tecnológico em sistemas de iluminação, e o Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (Ceesp), com projetos na área de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica. A UFSM conta ainda com os projetos Rota Elétrica Mercosul e Eletrovias Inteligentes, que proporcionam rotas rodoviárias com estações de abastecimento para veículos elétricos no Rio Grande do Sul.

Lar móvel e 100% sustentável

O veículo é uma casa sobre rodas, equipada com seis camas, cozinha e banheiro. O veículo foi fabricado principalmente com plástico reciclado retirado do oceano. Foram mais de 800 kg de garrafas PET reutilizadas. A água da chuva é captada e purificada e pode ser utilizada na realização das atividades domésticas e também para consumo.

Suas asas não possuem apenas função conceitual, também são importantes para a alimentação do veículo. Quando abertas, elas aumentam a área de painéis solares em 40 m², o que amplia a área de captação para 80 m². Ao todo, o veículo pode produzir 120 kWh de energia, o suficiente para alimentar a casa, especialmente em áreas frias que exigem um sistema de aquecimento, e fazer com que o veículo que a carrega, um Tesla Model X, percorra até 220 km por dia.

Texto: Bernardo Silva, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Paulo Baraúna, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

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