Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Descubra 2025 encerra com público de 29 mil pessoas vindas de 120 cidades

Mesmo com chuva na tarde de sábado, visitantes puderam receber informações nos estandes e participar de atividades lúdicas e culturais



A 12ª edição do Descubra UFSM encerrou, na tarde deste sábado (27), com um público de mais de 29 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, cerca de 300 ônibus vindos de 120 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina passaram pelo campus desde quinta-feira. “A divulgação tendo começado nos meses de março e abril fez com que a gente conseguisse confirmar 16 mil inscrições prévias. Isso é um recorde no Descubra”, avaliou.

Prograd disponibilizou computadores para que estudantes se inscrevessem no vestibular ou PSS

Um dos destaques desta edição foi a possibilidade de realizar inscrições para o Vestibular 2026 e para o Processo Seletivo Seriado (PSS). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) levou 12 computadores para seu estande, onde foram feitas cerca de 3 mil inscrições. Os inscritos contaram com o auxílio da equipe e receberam uma camiseta de brinde.

Estrutura e novidades

Desde 2024, o Descubra acontece na Cidade de Lona, que reúne os estandes de 130 cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM. Além das graduações do campus sede, os visitantes puderam conhecer as opções dos campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. A graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, lançada neste ano em Cachoeira do Sul, esteve pela primeira vez no evento.

O Descubra também contou com a participação de 12 instituições de ensino superior parceiras. Para Tybusch, essa presença reforça o papel de Santa Maria como polo educacional.

Além dos cursos e estandes, chamaram atenção a praça de alimentação, montada no Pavilhão Polivalente, e a Rua das Artes, espaço que recebeu apresentações de Dança, Teatro e música.

Na tarde de sábado, o destaque foi o concerto da Orquestra Viva, projeto de extensão do curso de Música em parceria com a Sociedade Vicente Pallotti, que há 15 anos oferece apoio gratuito a mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

O Descubra não é só para quem busca um curso de graduação

O evento também apresentou os dois colégios vinculados à universidade. O Colégio Politécnico, Unidade de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, oferece Ensino Médio, cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Já o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) oferta formação inicial e continuada, cursos técnicos de nível médio, além de graduação e pós.

Robôs chamavam atenção de quem circulada pelo espaço do CTISM

No estande do CTISM, os robôs desenvolvidos por alunos chamaram atenção, especialmente das crianças. Para o diretor do Colégio, Rafael Adaime Pinto, o Descubra é uma forma de mostrar para a comunidade externa o que é feito dentro da Universidade. “As pessoas têm  procurado informações específicas sobre os cursos, e isso já demonstra um pouquinho da vontade de estudar na instituição. Os nossos estudantes também estão bem empolgados em mostrar como é o curso e o dia a dia do CTISM.”

O Politécnico apostou em atividades interativas, como degustação de alimentos, jogos e brindes. “Trabalhamos esse ano com um estande diferente, em que a ideia é mostrar o que realmente os cursos técnicos fazem”, destaca a professora e coordenadora da assessoria de comunicação do Colégio Politécnico, Patrícia Pichler. 

O curso Técnico em Fruticultura foi um dos mais procurados por quem passou pelo espaço do Poli. Uma atividade lúdica, apresentada pelos estudantes do segundo semestre do curso, Lenice Milani e Paulo Renato Antunes, despertou a curiosidade dos visitantes, que tinham que adivinhar qual fruta estava escondida dentro de uma caixa. Para Lenice, a experiência de apresentar o curso de modo recreativo foi o diferencial para atrair tantas pessoas e registrar a sua marca na edição 2025.

Outro momento de destaque foi a apresentação do Projeto PAR, dos cursos de Comunicação, que contou com a participação do DJ Gabbe e da mascote “Faladeira”, responsável por recepcionar os visitantes.

“O Projeto PAR é um projeto de assessoria e produção de rádio. Nós estamos dentro do Núcleo de Rádio da UFSM, produzindo tanto assessoria digital quanto assessoria pública para os programas de rádio e toda a parte de gravação, entrevistas e pós-produção com edição. O objetivo é abrir espaço dentro da rádio para todos os cursos da Comunicação Social e também para os demais cursos da UFSM”, explicou a estudante do 2º semestre de Relações Públicas, Vitória Demetriuk, coordenadora de produção.

Apoio e segurança

A estrutura do Descubra contou ainda com ambulância e bombeiros civis para garantir apoio aos visitantes.

Durante o evento, apenas uma ocorrência foi registrada: uma visitante torceu o tornozelo e recebeu atendimento. Segundo os bombeiros Roque Teixeira de Oliveira e Darlan José da Silva, a maior parte das demandas foi por informações básicas, como localização de banheiros e acesso à água. “Estamos aqui para isso, para orientar e ajudar sempre que alguém precisa”, reforçou Darlan da Silva.



Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e os cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM.

Texto: Felipe Trost, Luana Borgmann, Maria Eduarda Camargo e Myreya Antunes, estudantes de jornalismo
Revisão: Luciana Menezes Carvalho, professora de jornalismo
Fotos: Jessica Mocellin, da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-70785

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes