A 12ª edição do Descubra UFSM encerrou, na tarde deste sábado (27), com um público de mais de 29 mil pessoas ao longo dos três dias de evento. Segundo o Pró-Reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, cerca de 300 ônibus vindos de 120 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina passaram pelo campus desde quinta-feira. “A divulgação tendo começado nos meses de março e abril fez com que a gente conseguisse confirmar 16 mil inscrições prévias. Isso é um recorde no Descubra”, avaliou.

Um dos destaques desta edição foi a possibilidade de realizar inscrições para o Vestibular 2026 e para o Processo Seletivo Seriado (PSS). A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) levou 12 computadores para seu estande, onde foram feitas cerca de 3 mil inscrições. Os inscritos contaram com o auxílio da equipe e receberam uma camiseta de brinde.
Estrutura e novidades
Desde 2024, o Descubra acontece na Cidade de Lona, que reúne os estandes de 130 cursos e projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFSM. Além das graduações do campus sede, os visitantes puderam conhecer as opções dos campi de Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. A graduação em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, lançada neste ano em Cachoeira do Sul, esteve pela primeira vez no evento.
O Descubra também contou com a participação de 12 instituições de ensino superior parceiras. Para Tybusch, essa presença reforça o papel de Santa Maria como polo educacional.
Além dos cursos e estandes, chamaram atenção a praça de alimentação, montada no Pavilhão Polivalente, e a Rua das Artes, espaço que recebeu apresentações de Dança, Teatro e música.
Na tarde de sábado, o destaque foi o concerto da Orquestra Viva, projeto de extensão do curso de Música em parceria com a Sociedade Vicente Pallotti, que há 15 anos oferece apoio gratuito a mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.
O Descubra não é só para quem busca um curso de graduação
O evento também apresentou os dois colégios vinculados à universidade. O Colégio Politécnico, Unidade de Educação Básica, Técnica e Tecnológica, oferece Ensino Médio, cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Já o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) oferta formação inicial e continuada, cursos técnicos de nível médio, além de graduação e pós.

No estande do CTISM, os robôs desenvolvidos por alunos chamaram atenção, especialmente das crianças. Para o diretor do Colégio, Rafael Adaime Pinto, o Descubra é uma forma de mostrar para a comunidade externa o que é feito dentro da Universidade. “As pessoas têm procurado informações específicas sobre os cursos, e isso já demonstra um pouquinho da vontade de estudar na instituição. Os nossos estudantes também estão bem empolgados em mostrar como é o curso e o dia a dia do CTISM.”
O Politécnico apostou em atividades interativas, como degustação de alimentos, jogos e brindes. “Trabalhamos esse ano com um estande diferente, em que a ideia é mostrar o que realmente os cursos técnicos fazem”, destaca a professora e coordenadora da assessoria de comunicação do Colégio Politécnico, Patrícia Pichler.
O curso Técnico em Fruticultura foi um dos mais procurados por quem passou pelo espaço do Poli. Uma atividade lúdica, apresentada pelos estudantes do segundo semestre do curso, Lenice Milani e Paulo Renato Antunes, despertou a curiosidade dos visitantes, que tinham que adivinhar qual fruta estava escondida dentro de uma caixa. Para Lenice, a experiência de apresentar o curso de modo recreativo foi o diferencial para atrair tantas pessoas e registrar a sua marca na edição 2025.
Outro momento de destaque foi a apresentação do Projeto PAR, dos cursos de Comunicação, que contou com a participação do DJ Gabbe e da mascote “Faladeira”, responsável por recepcionar os visitantes.
“O Projeto PAR é um projeto de assessoria e produção de rádio. Nós estamos dentro do Núcleo de Rádio da UFSM, produzindo tanto assessoria digital quanto assessoria pública para os programas de rádio e toda a parte de gravação, entrevistas e pós-produção com edição. O objetivo é abrir espaço dentro da rádio para todos os cursos da Comunicação Social e também para os demais cursos da UFSM”, explicou a estudante do 2º semestre de Relações Públicas, Vitória Demetriuk, coordenadora de produção.
Apoio e segurança
A estrutura do Descubra contou ainda com ambulância e bombeiros civis para garantir apoio aos visitantes.
Durante o evento, apenas uma ocorrência foi registrada: uma visitante torceu o tornozelo e recebeu atendimento. Segundo os bombeiros Roque Teixeira de Oliveira e Darlan José da Silva, a maior parte das demandas foi por informações básicas, como localização de banheiros e acesso à água. “Estamos aqui para isso, para orientar e ajudar sempre que alguém precisa”, reforçou Darlan da Silva.
Cobertura colaborativa entre a Agência de Notícias e os cursos de Comunicação Social (Facos) da UFSM.
Texto: Felipe Trost, Luana Borgmann, Maria Eduarda Camargo e Myreya Antunes, estudantes de jornalismo
Revisão: Luciana Menezes Carvalho, professora de jornalismo
Fotos: Jessica Mocellin, da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, Agência de Notícias