
Na última sexta-feira (31), o Jardim Botânico realizou um encontro com representantes da Prefeitura Municipal de Santa Maria e da Reitoria da UFSM para articular a inclusão do espaço no circuito turístico do município e da região central do Rio Grande do Sul, ampliando também as ações de educação ambiental junto à comunidade.
Durante a atividade, a equipe do Jardim Botânico apresentou aos gestores municipais a infraestrutura e os atrativos do espaço, como trilhas, jardim sensorial, plantas carnívoras, telhado verde e horta mandala. A visita destacou o potencial do local para se consolidar como um ponto de visitação e aprendizado, aliando ciência, lazer e ecoturismo.
O prefeito Rodrigo Decimo ressaltou a importância da parceria entre o Executivo Municipal e a universidade para o desenvolvimento sustentável da cidade. “O Jardim Botânico é um patrimônio de Santa Maria e um tesouro da UFSM, com um potencial imenso para o ecoturismo e a educação ambiental. Nossa presença aqui, junto da Reitoria, sela o compromisso de trabalhar em conjunto para potencializar e integrar este espaço à nossa rota turística. Queremos que o Jardim Botânico seja não só um ponto de pesquisa, mas também um local de visitação e orgulho para todos os santa-marienses”, destacou.
O secretário municipal de Turismo, Ewerton Falk, pontuou que o projeto contribui para ampliar a diversidade de atrações turísticas de Santa Maria. “A integração do Jardim Botânico à nossa oferta turística representa um salto de qualidade, pois complementa a variedade de atrações da cidade, dos distritos rurais ao turismo cultural. Identificamos, na visita, pontos em que a Setur pode apoiar em termos de divulgação e infraestrutura de acolhimento ao visitante. É um projeto que une ciência, natureza e lazer, e que tem tudo para atrair um novo fluxo de turistas”, afirmou.
Para a diretora do Jardim Botânico, professora Simone da Rosa Messina, a aproximação entre a UFSM e o Município marca um novo momento na relação com a comunidade. “Queremos unir as ações do município e da universidade para explorar o enorme potencial turístico do local. A meta é popularizar o acesso para que a comunidade santa-mariense possa visitar, passear, tomar um chimarrão e conhecer atrativos como trilhas, o jardim sensorial e as plantas carnívoras. Unidos, faremos deste um parque aberto e acolhedor para todos”, destacou.
A parceria entre a UFSM e a Prefeitura de Santa Maria representa um passo significativo na valorização do patrimônio científico e natural do município. Por meio da integração do Jardim Botânico à rota de ecoturismo local, a iniciativa busca fortalecer o vínculo entre universidade e comunidade, promovendo o turismo sustentável, a educação ambiental e o sentimento de pertencimento dos santa-marienses. Com ações conjuntas, UFSM e Executivo Municipal reafirmam o compromisso de transformar conhecimento e conservação em oportunidades de desenvolvimento para toda a região.
Com informações da Prefeitura de Santa Maria