Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

LARP participou do 20º Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Afins

Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas da UFSM foi premiado em evento em SP



foto colorida horizontal de um grupo de pessoas em pé de frente para a câmera tendo ao fundo um painel com o nome e a data do evento
Laboratório do Departamento de Química participou com 20 integrantes

O Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas (LARP), do Departamento de Química da UFSM, participou com 20 integrantes, entre pesquisadores e alunos, do 20º Congresso Latino-Americano de Cromatografia e Técnicas Afins (COLACRO), realizado em Campos do Jordão (SP), de 28 a 31 de outubro. O evento, considerado o mais importante da área na América Latina, reuniu mais de 500 participantes.

O professor Renato Zanella, coordenador do LARP, presidiu duas sessões e proferiu a palestra “Analytical strategies for the determination of pesticide residues in biological samples” (“Estratégias analíticas para a determinação de resíduos de agrotóxicos em amostras biológicas”), abordando métodos inovadores de preparo de amostras e técnicas rápidas e abrangentes para a determinação de agrotóxicos em matrizes biológicas, como fluidos e tecidos.

O professor Osmar Damian Prestes contribuiu com o tema de preparo de amostras para a determinação de resíduos de agrotóxicos em alimentos e amostras ambientais, ministrando parte dos minicursos “Técnicas Contemporâneas de Preparo de Amostras” e “Avanços Recentes em LC/MS & LC/MS/MS”. No evento paralelo, o Workshop de Avanços Recentes no Preparo de Amostras (WARPA), apresentou a palestra “Analytical challenges for the determination of pesticide residues in complex matrices” (“Os desafios analíticos para a determinação de resíduos de agrotóxicos em amostras complexas”).

A professora Carla Sirtori apresentou o trabalho “Development of open-access databases of emerging contaminants and their transformation products (TPs) to support automated HRMS-based screening methods” (“Desenvolvimento de bases de dados de acesso aberto para contaminantes emergentes e seus produtos de transformação para suporte a métodos automatizados de triagem baseados em HRMS”).

A equipe do LARP apresentou 19 trabalhos na forma de painéis em diversas áreas, com destaque para o desenvolvimento de novos métodos de preparo de amostras voltados à determinação de resíduos e contaminantes em matrizes alimentares, biológicas e ambientais.

O trabalho intitulado “High-throughput µSPE method for the determination of 131 pesticide residues in human urine by UHPLC-MS/MS” (“Método de microextração em fase sólida (μSPE) para determinação multirresíduo de 131 agrotóxicos em urina humana por UHPLC-MS/MS”), de autoria da doutoranda do PPGQ/UFSM Juliana Kuntz, sob orientação do professor Osmar Damian Prestes, foi premiado durante a cerimônia de encerramento do evento. Também participaram como coautores Franciele F. Machado, Igor F. de Souza, Gabriel A. B. Prates, Douglas de Andrade e Renato Zanella.

O LARP conta com a atuação dos professores Renato Zanella, Martha Adaime, Carla Sirtori e Osmar Damian Prestes, além dos servidores Cleusa Zanchin e José Dilson Francisco da Silva. O laboratório também integra colaboradores e diversos alunos da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ).

Segundo avaliação dos pesquisadores, a expressiva participação e o reconhecimento da equipe da UFSM no campo da Química Analítica reafirmam o protagonismo do grupo em nível nacional e internacional. O prêmio recebido representa um importante indicador da qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas no PPGQ, contribuindo para ampliar a visibilidade do programa e dos trabalhos conduzidos por seus membros.

Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-71371

Publicações Recentes