A Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM está com as inscrições abertas para a 2ª rodada do edital do Programa de Incubação. O período de recebimento de propostas é de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2026. Na 1ª rodada, 22 empresas foram aprovadas e, atualmente, fazem parte do programa.
O processo de incubação tem como objetivo fortalecer e preparar as empresas por meio do monitoramento da evolução do negócio, além de possibilitar a interação com ecossistemas de inovação que contribuem para o desenvolvimento da empresa. O Programa de Incubação contempla a fase em que o empreendimento deixa de ser ideia e passa a ser uma empresa. Durante o programa, os empreendedores utilizam a
infraestrutura, os serviços de apoio científico e tecnológico e o suporte operacional oferecido pela Pulsar.
Rafael Posser Martins, administrador da Pulsar Incubadora Tecnológica, destaca os benefícios do programa: “A incubação proporciona conexões valiosas, permitindo a troca de experiências entre os participantes e a interação com a Universidade, o que abre portas para vínculos institucionais, parcerias acadêmicas e integração com o ecossistema de inovação local (Inovacentro) e com as empresas associadas ao Parque Tecnológico.”
O servidor também ressalta a possibilidade de acesso aos programas de incentivo disponíveis para empresas incubadas, tanto da UFSM quanto de agências de fomento.
Sobre as inscrições
As propostas para incubação devem ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, que possuam a capacidade técnica necessária ao desenvolvimento de um produto ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico. Não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando da apresentação da proposta.
As inscrições estarão abertas até 15 de janeiro de 2026 (2ª rodada) e será cobrada uma taxa de inscrição, por projeto inscrito, no valor de R$ 180,00.
Os documentos a serem enviados no ato da inscrição à homologação são: link do Curriculum vitae ou Currículo Lattes, Canvas conforme anexo II do Edital, descrição da tecnologia desenvolvida pela empresa. Os candidatos homologados serão convocados para apresentarem oralmente seus planos de negócios, em formato de pitch.
O que são empresas de base tecnológica?
São aquelas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir dos resultados de pesquisas aplicadas, e nos quais a tecnologia representa alto valor agregado.
Sobre a Pulsar Incubadora Tecnológica da UFSM
Criada em 2015, apoia empreendimentos de base tecnológica e empresas juniores, vinculadas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, buscando a difusão do conhecimento de novas tecnologias e de práticas inovadoras. Em 2020, conquistou a certificação Cerne 1, relacionado diretamente ao desenvolvimento dos empreendimentos incubados, demonstrando capacidade para prospectar e selecionar boas ideias e transformá-las em negócios inovadores bem sucedidos. Esta certificação atesta que a incubadora segue os padrões exigidos pela associação, que vão ao encontro das melhores práticas nacionais e internacionais.
A Incubadora está localizada em dois espaços da UFSM, nos prédios 02 e 61H, e faz parte do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (InovaTec). Atualmente, a Pulsar possui 37 startups. Com 206 postos de trabalho e mais de R$ 35 milhões de faturamento, a Incubadora contribui para o desenvolvimento econômico e social de Santa Maria.